O jornal impresso vai acabar? A profissão jornalista será extinta? Os assessores de imprensa precisam se reinventar? Estas são perguntas muito comuns nos dias de hoje, já que as redes sociais tomaram conta das nossas vidas e assumiram inclusive, o papel de comunicar.
Hoje em dia todo mundo se informa pelo Facebook, compra pelo Instagram e compartilha informação pelo Whatsapp. A facilidade chegou e está na palma das nossas mãos o tempo todo.
E comigo não é diferente. Eu também estou ali o tempo todo consumindo conteúdo. Mas quando eu preciso ter certeza de alguma informação, não paro na primeira notícia que leio e não concordo com o primeiro post que aparece na minha timeline. Pela minha profissão, aprendi a reconhecer os gatilhos mentais usados por estes canais para nos seduzir e sempre vou atrás de fontes confiáveis, que podem ser, inclusive páginas em redes sociais, mas de grandes canais de comunicação, de empresas consolidadas. Já que pela facilidade de ser um propagador de conteúdo, as fake news também ganharam espaço e seguem confundindo e contradizendo a verdade.
Por isso, ter o seu negócio (produto ou serviço) publicado em canais de credibilidade, não é para qualquer um. Falar, como diz o velho ditado, até papagaio fala, mas ser considerada fonte confiável e ser procurada pela imprensa para compartilhar conteúdo é só para quem sabe trabalhar com os jornalistas e claro, para quem tem conteúdo.
Então, se você está na lista daqueles que acreditam que a imprensa está com os seus dias contatos, você não precisa de uma assessoria de imprensa trabalhando em prol do seu negócio. Mas se você busca notoriedade para a sua empresa, se sabe que oferecer conteúdo de qualidade é fundamental para você se destacar no mercado, aí sim, esse negócio é para você! E se é para você, é para mim também!
Por Ludmila Baldoni, CEO da Publikaí
SEO Publika.ai
Comunicativa por natureza ingressou na faculdade de jornalismo ciente do que queria para a sua trajetória profissional e desde então, a assessoria de imprensa se tornou sua grande paixão.
Com mais de quinze anos de experiência, já atuou como consultora em projetos de comunicação, coordenou e liderou equipes de jornalistas, organizou feiras e eventos, gerenciou ações de marketing em todo o país.
Durante seis foi anos foi sócia de uma assessoria de imprensa e recentemente decidiu buscar vôos mais altos e fundou a Publikaí, uma agência que tem como missão encontrar soluções de comunicação através de modelos multissetorias.