Publika.aí Comunicação

Qual é a importância da assessoria de imprensa para arquitetos?

Você já deve ter visto grandes entrevistas de arquitetos em programas de TV, no rádio, citações em jornais e revistas e até na internet e tenho certeza que ao ver aquilo você já se perguntou: quanto será que ele pagou por esta divulgação? E embora alguns espaços sejam comprados, a maioria deles é conquistado através do bom relacionamento entre uma agência de assessoria de imprensa e o veículo em questão. 

Os conteúdos editoriais, contendo entrevistas, imagens e informação relevante não são comprados e possuem um único objetivo: informar. 

Para entender qual é a importância da assessoria de imprensa para arquitetos, eu vou destacar aqui três fatores: credibilidade, divulgação e autoridade.

As pessoas enxergam os veículos de comunicação como uma instituição de confiança e quando os jornalistas citam profissionais ou escritórios de arquitetura em suas reportagens, estes são vistos também como confiáveis e aumentam a sua credibilidade diante da audiência daquele canal.

Da mesma forma, esse aparecimento espontâneo provocado pelo trabalho da assessoria de imprensa vai fazer o arquiteto mais famoso e também o seu escritório, colaborando para a sua divulgação. Além de aumentar o seu status no meio. Quanto mais vezes ele aparece, mais conhecido ele se torna, o que aumenta as chances de pessoas comuns o contratarem, quando estiverem precisando de serviços que ele presta. 

Por fim, o terceiro benefício deste tipo de trabalho é que o profissional que é visto com frequência na imprensa em assuntos relacionados a área de atuação, ele passa a ser notado como referência (autoridade) naquele tema.

Logo, é possível entender claramente qual é a importância da assessoria de imprensa para arquitetos e escritórios de arquitetura, já que ela atuará para divulgar e construir uma imagem sólida do negócio, o que interfere diretamente no seu rankeamento em buscadores eletrônicos, como o Google. 

A arquitetura é uma área ampla e que permite atuação nos mais variados nichos. A escolha de onde trabalhar vai do perfil de cada profissional que, obviamente, precisa de clientes para se destacar e, assim, se manter no mercado.

Se você sente que o seu trabalho não recebe o reconhecimento devido ou que algum concorrente tem uma exposição elevada na imprensa e quer também ocupar esse espaço, é a hora certa de conhecer a atuação da Publikaí.

Atuamos na divulgação de pequenas, médias e grandes empresas, representamos profissionais liberais e temos uma atuação nos diversos canais: rádio, tv, impressos e digitais. Toda essa estrutura está disponível para trabalhar a sua imagem e a do seu negócio, da maneira como você deseja!

Como trabalha a assessoria de imprensa?

O trabalho de uma assessoria de imprensa não se resume ao contato com veículos de mídia, gerenciamento de crises ou treinar porta-vozes para uma entrevista.

Nós, como uma assessoria de imprensa para arquitetos, planejamos a divulgação de determinada marca de forma personalizada e estratégica, conforme o perfil da empresa e também dos clientes atendidos. Ou seja, atuamos para que a exposição conquistada seja útil para promover o seu negócio.

Sendo assim, como assessores de imprensa, além de mediar o relacionamento entre cliente e imprensa, vamos estudar quais são os seus objetivos, quais são os assuntos que deseja ser associado e ainda qual tipo de trabalho desenvolve, pensando e planejando estratégias que possam ser adotadas para aumentar a sua visibilidade. 

Faremos isso com um olhar estratégico para que o conteúdo final converse com quem tem interesse pelo seu trabalho ou possa se interessar por ele no futuro.

Por que o arquiteto deve contratar uma assessoria de imprensa?

Talvez você não tenha ainda se convencido da necessidade de ter uma empresa cuidando da sua imagem como arquiteto ou da credibilidade do seu escritório. Fique tranquilo, isso é muito normal!

É muito comum, principalmente no início da carreira, que os profissionais pensem que é possível lidar com todas as atividades sozinhos. Com o passar do tempo, eles devem focar naquilo que são eficientes, neste caso, no trabalho de arquitetura.

Por isso, contratar uma assessoria de imprensa para arquitetos é uma decisão importante que você deverá tomar caso a sua prioridade seja: aumentar a exposição da sua marca, atrair novos clientes, consolidar a sua imagem no setor e ser visto como referência na área em que atua.

Quando um arquiteto aparece na mídia com seu projeto, a visibilidade ganha nuances ainda maiores, uma vez que não se trata de uma divulgação paga, mas orgânica, se associando assim ao veículo em que houve a exposição.

Para te responder qual é a importância da assessoria de imprensa para arquitetos, abaixo separei quatro vantagens para você entender melhor!

Como está sua marca na mídia?

A assessoria de imprensa executa uma ação chamada clipping, que nada mais é do que acompanhar o que a imprensa vem falando sobre a marca e sobre você.

Com isso, é possível saber onde a divulgação é positiva, quais os veículos promissores e que assuntos terão maior visibilidade.

Este acompanhamento pode ser feito também para estudar a exposição dos seus concorrentes!

Marca consolidada no mercado

O assessor de imprensa conhece estratégias eficientes para consolidar a marca no mercado de arquitetura.

Em outras palavras, nós vamos te ajudar a posicionar seus projetos diante do público. Quanto mais visibilidade, maior a credibilidade do negócio.

Posicionamento nos mecanismos de busca

Como está o ranking orgânico do seu site nos buscadores? Ele aparece nas pesquisas relacionadas ao negócio nas primeiras posições?

Por meio de estratégias, como SEO, a redação dos releases e sugestões de pauta vão aumentar as chances de ver seus projetos expostos no meio digital.

Isso vale também para a divulgação de novidades e serviços exclusivos que vão te diferenciar no mercado. 

Apoio no gerenciamento de crises

Inviavelmente, as crises surgem mais cedo ou mais tarde e algumas não estão sob nosso controle.

Além disso, as pessoas hoje usam as redes sociais para qualificar diversos trabalhos e isso pode ajudar na sua exposição ou anular as chances de fechar um novo contrato.

A figura da assessoria de imprensa é essencial no gerenciamento de prováveis crises, contornando situações adversas sem prejudicar sua imagem perante mercado e clientes.

Vamos te ajudar a produzir nota de esclarecimento, caso seja necessário, ou a buscar a imprensa para dar sua opinião sobre os fatos abordados. Tudo bem feito para que a sua imagem saia ainda mais forte após este evento.

Vamos trabalhar juntos!

Na arquitetura, assim como em diversas outras áreas, existem vários termos técnicos que não são compreensíveis pelo público. Queremos atuar para transformar seus projetos e atividades em notícias e traduzir as informações essenciais para que novos parceiros e clientes possam surgir e ampliar os negócios da sua empresa.

Sabemos que quanto mais exposição você e os demais integrantes do escritório tiverem na imprensa, maiores serão as chances de outros clientes com as mesmas necessidades te procurarem.

Como você pode perceber, as vantagens são diversas e o valor que isso vai gerar para sua carreira e para o escritório em que atua são intangíveis.

Logo, contar com o trabalho profissional de uma assessoria de imprensa para arquitetos, como é o caso da Publikaí, vai te colocar em vantagem diante dos seus concorrentes. Pense nisso!

Depois de ler aqui várias informações sobre a importância de contratar uma assessoria de imprensa para arquitetos, aproveite e leia também o que é nota de esclarecimento e como mandar release para os jornalistas.

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Autora

Ludmila Baldoni
Ludmila Baldoni

SEO Publika.ai

Comunicativa por natureza ingressou na faculdade de jornalismo ciente do que queria para a sua trajetória profissional e desde então, a assessoria de imprensa se tornou sua grande paixão.

Com mais de quinze anos de experiência, já atuou como consultora em projetos de comunicação, coordenou e liderou equipes de jornalistas, organizou feiras e eventos, gerenciou ações de marketing em todo o país.

Durante seis foi anos foi sócia de uma assessoria de imprensa e recentemente decidiu buscar vôos mais altos e fundou a Publikaí, uma agência que tem como missão encontrar soluções de comunicação através de modelos multissetorias.

Últimos Posts

Fale comigo
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?