Publika.aí Comunicação

Assessoria de imprensa para advogado: divulgação e credibilidade

Assessoria de imprensa para advogado
Dominar a oratória e as relações com a mídia em grandes casos são atitudes que atraem a atenção de muita gente, assim como é retratado em diversos filmes hollywoodianos. O que poucos sabem é que o trabalho de uma assessoria de imprensa para advogado é que vai preparar esse profissional para lidar com as situações que a área exige. Neste sentido, a primeira coisa que um assessor orienta é sobre como as oportunidades surgem na mídia e como elas trabalham em conjunto para construir a credibilidade de um escritório ou daquele advogado. Essa exposição vai tornar a fonte conhecida dentro do tema abordado em um programa regional,em um material impresso ou mesmo em reportagens publicadas em sites com alcance nacional. Se você tem a impressão que fala e ninguém te entende, isso tem relação com o uso de termos técnicos específicos da sua área de atuação e que são desconhecidos do grande público. Fique tranquilo, isso não acontece apenas com você! O juridiquês é algo comum na vida profissional do advogado, mas isso pode se tornar problema a médio/ longo prazo, principalmente quando você for falar com alguém que não está envolvido nesta rotina, como são os clientes e os jornalistas. Ao entender o que você diz e notar a sua “existência” na imprensa, parceiros e clientes vão surgir e ampliar os negócios em seu escritório, sendo este, justamente, um dos benefícios de contratar uma assessoria de imprensa para advogados. Assim, quanto mais exposição você e os demais integrantes do escritório tiverem na imprensa, maiores serão as chances de outros clientes com os mesmos problemas te procurarem. Leia aqui: Como divulgar um escritório de advocacia?

Benefícios de contar com uma assessoria de imprensa para advogado

Primeiro de tudo, você precisa entender o papel que um assessor de imprensa tem para colocá-lo em evidência e o que esta exposição vai colaborar para a sua imagem no curto, médio e longo prazo. Este profissional atua na conexão entre as demandas da imprensa (televisão, rádio, impressos e digital) oferecendo pautas e fontes confiáveis para reportagens e entrevistas diversas. Ele também atua em uma espécie de treinamento para preparar o assessorado para situações diversas que podem surgir no relacionamento com a mídia em casos complexos e mesmo crises com os clientes defendidos. Além destas duas situações acima, a assessoria de imprensa para advogado apresentará temas relevantes para os jornalistas em suas redações, sugerindo fontes e até mesmo o desenvolvimento de artigos específicos, tudo isso com o objetivo de ampliar a exposição do escritório que a contratou. Desta forma, o advogado terá três benefícios diretos:

Credibilidade

O público, de uma forma geral, consegue compreender bem o papel da imprensa na abordagem de diversos assuntos. Na prática, as pessoas conseguem separar o que é notícia da propaganda. Ou seja, o advogado que está presente na imprensa passa a ser visto como confiável e é reconhecido pelo trabalho que desenvolve.

Autoridade

Vivemos uma era em que as pessoas e empresas buscam por soluções personalizadas para seus problemas e isso passa pela procura de alguma opção que seja bem específica para aquela demanda. Desta forma, quando se precisa de um advogado trabalhista ou mesmo um criminal, é mais comum que a pessoa interessada busque o melhor daquela área. Ao se relacionar com a mídia, por meio de um trabalho de uma assessoria de imprensa para advogado, o profissional estará sempre em evidência naquela área em que atua, ele passará a ser visto como uma autoridade sobre os temas abordados.

Novos negócios

Como resultado desta construção de credibilidade e autoridade, as pessoas vão buscar cada vez mais pelos serviços que são oferecidos pelo seu escritório. Além disso, é comum o surgimento de convites para palestras e eventos, o que aumentará a sua exposição e o network, elementos essenciais para que os negócios se expandam em seu escritório.

Cobertura de grandes casos

Os grandes julgamentos atraem a atenção da população e contam com cobertura diária da imprensa, exigindo dos profissionais do júri, advogados e outros envolvidos a concessão de entrevistas e o debate de temas relacionados. Desta forma, os jornalistas precisam de fontes para responder perguntas e debater assuntos relacionados. É nesta hora que uma assessoria de imprensa para advogado entra em ação e faz a ponte entre aqueles que estão elaborando as reportagens e seus assessorados. Além disso, o assessor vai preparar o advogado sobre as diversas formas que ele pode se apresentar para entrevistas em cima da hora, muito comuns nos fóruns em grandes julgamentos. Lembre-se, mesmo que o profissional que não esteja envolvido diretamente com aquele caso, ele pode se aproveitar da demanda da mídia para “aparecer” e comentar o andamento do julgamento, jurisprudência e outros elementos relevantes. Como você pode perceber, as vantagens são diversas e o valor que isso vai gerar para sua carreira e para o escritório em que atua são intangíveis. Logo, contar com o trabalho profissional de uma assessoria de imprensa para advogados, como é o caso da Publikaí, vai te colocar em vantagem diante dos seus concorrentes. Pense nisso! Você sabe a diferença entre assessoria de imprensa e agência de publicidade? Depois de ver as vantagens de contratar uma assessoria de imprensa para advogado, que tal acompanhar também a nossa página no LinkedIn e conferir as novidades sobre o mercado.
Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Autora

Ludmila Baldoni
Ludmila Baldoni

SEO Publika.ai

Comunicativa por natureza ingressou na faculdade de jornalismo ciente do que queria para a sua trajetória profissional e desde então, a assessoria de imprensa se tornou sua grande paixão.

Com mais de quinze anos de experiência, já atuou como consultora em projetos de comunicação, coordenou e liderou equipes de jornalistas, organizou feiras e eventos, gerenciou ações de marketing em todo o país.

Durante seis foi anos foi sócia de uma assessoria de imprensa e recentemente decidiu buscar vôos mais altos e fundou a Publikaí, uma agência que tem como missão encontrar soluções de comunicação através de modelos multissetorias.

Últimos Posts

Fale comigo
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?