Quando comecei a escrever esse texto falando sobre a importância de um blog e porque as empresas precisam ter um
blog corporativo, minha mente viajou e me levou para os anos 90, quando, no auge da minha adolescência eu e todas as minhas amigas tínhamos um inseparável e protegido caderninho de anotações.
Tínhamos um blog e não sabíamos!
Um blog é um espaço onde falamos sobre nossa vida, nosso dia a dia, nossos projetos e compartilhamos experiências, como um diário.
O meu, por exemplo, era escrito com muitas canetas coloridas, cheio de adesivos, recortes de revistas, ingressos de cinema, embalagens de bombons e bilhetinhos. Minha vida estava ali, contada em detalhes e lembro que o que eu mais temia era que alguém pudesse ter acesso a ele e descobrir todos os meus segredos adolescentes.
Hoje, com a Internet e as redes sociais, o caderno físico já não existe mais e todos os medos, desejos, inseguranças e sonhos passaram a ser compartilhados na rede, fazendo com que os blogs ganhem mais força.
Para ter um blog não é necessário ter conhecimento técnico ou familiaridade com a tecnologia, existem ferramentas intuitivas e de fácil compreensão para que qualquer pessoa possa ter o seu conteúdo divulgado.
Se você faz parte do time dos que gostam de escrever, o WordPress pode ser uma excelente opção, mas se prefere falar, o YouTube e as redes sociais são os mais indicados.
Na adolescência, nossos diários eram guardados a sete chaves. Hoje, quanto mais falamos sobre o que nos aflige e o que nos move, mais nos aproximamos das pessoas com o mesmo pensamento.
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E o que isso tem a ver com a sua marca?
Pessoas compram de pessoas que possuem os mesmos valores, que trocam a mesma energia e que compactuam com as suas ações e pensamentos.
Neste sentido, é importante destacar que durante a
jornada de consumo do seu cliente, ele avalia diferentes informações da sua marca e é isso que o leva a decidir pelo seu produto e não o do concorrente. Isso acontece o tempo todo, independente do estágio que ele tiver no
funil de conversões.
Se ele não sabe quais são os valores defendidos pela sua marca, você precisa urgente investir na ideia de ter um blog corporativo para que, por meio de uma
estratégia de marketing de conteúdo, consiga tornar sua marca conhecida por outras pessoas que podem ter as mesmas necessidades que a sua empresa ajuda a resolver.
Sabe como os clientes passam a te admirar?
Quando você fala sobre você, sobre os seus produtos, seus serviços e projetos, quando faz tudo isso de maneira sincera, honesta e humana. As pessoas querem saber quem está por trás daquilo que consomem, querem entender melhor o que estão adquirindo e isso só é possível quando elas encontram todas estas respostas de maneira rápida.
Pesquisas apontam que as pessoas deixam de consumir algo ou de comprar de alguma empresa se não encontram informações suficientes sobre elas na internet. Eu poderia parar por aqui, afinal, acho que esse deve ser o primeiro e mais importante motivo para você começar agora a falar sobre a sua empresa em
um blog corporativo: ter mais visibilidade.
Mas esse conteúdo não deve ser pensado e nem escrito de maneira institucional – esse é o objetivo do site – cada texto deve ser humanizado, pensando no que o seu público quer saber, quais são suas dúvidas, seus medos e inseguranças e como você pode ajudá-los.
E essa é a primeira e mais eficaz maneira de segmentar seu público. A segunda, é ofertando conteúdo de qualidade, que traga informação e não apenas venda.
Pense no seu blog corporativo como um grande banquete, onde o cliente pode consumir os mais variados assuntos, pode transitar entre pratos quentes (assuntos do momento, tendências, novidades do setor), pratos frios (usabilidade dos seus produtos, benefícios dos seus serviços), entradas (comparativos, depoimentos, fotos e gráficos) e sobremesas (cases de sucesso, aplicações no dia a dia, resultados).
Tudo isso reunido em um blog corporativo, à disposição dos seus consumidores, de modo que ele transite como bem entender entre assuntos correlatos.
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Por que eu preciso ter um blog corporativo?
Conseguir mais visibilidade e ampliar o relacionamento com atuais e futuros consumidores estão entre as vantagens de investir em um blog corporativo. Além destes benefícios, adotar essa estratégia vai contribuir para sua empresa de diversas formas. Abaixo vou explicar um pouquinho sobre elas.
Clientes mais bem informados
Quando os assuntos são escritos de forma educativa e constante, a conversão para os seus produtos e serviço aumenta. Você passa a ter clientes mais bem informados, mais decididos e a maioria das dúvidas que surgem no momento da venda, já foram respondidas durante as pesquisas iniciais do seu mais novo consumidor.
Clientes fieis
Mais do que captar novos consumidores, mantê-los deve ser uma meta do seu negócio. Quando eles sabem que você os conhece e sempre traz informação de qualidade, conteúdos baseados nos interesses e nas dúvidas da sua audiência, os laços com os seus clientes estarão mais fortalecidos!
Clientes que indicam clientes
Ao adotar uma estratégia de produção de conteúdo em um blog corporativo, a sua empresa aumenta a chance de ser citada. As pessoas recomendam marcas e empresas que se destacam, que trazem informações diferenciadas, que humanizam o conteúdo. Pense nisso!
Aumento de presença online
Frequência e relevância te colocam nas
primeiras páginas orgânicas do Google. Marcando presença na Internet, seu conteúdo passará a ser exibido para um público que necessita daquela informação, aumentando as chances de ser descoberto por novos consumidores e ajudando na
decisão de compra.
Excelente custo benefício
Não é necessário um grande investimento para falar diretamente com o seu público-alvo, reter e conquistar clientes por meio de conteúdos publicados por você ou pela
sua equipe de marketing em um blog corporativo.
É a hora de investir em um blog corporativo?
Costumo sempre dizer que o melhor momento é sempre este, já que não adianta lamentar que a estratégia não foi adotada antes ou apenas ficar adiando e perdendo espaço para um concorrente.
Neste sentido, você não precisa lidar internamente com todas as questões que envolvem o planejamento e a produção do conteúdo, delegando esta função para uma
assessoria de comunicação.
Aqui na Publikaí nós fazemos um estudo sobre o mercado de cada cliente, os diferenciais de cada concorrente, a jornada de consumo e as personas do negócio para então elaborar uma estratégia única de conteúdo para blog corporativo.
Por isso, nada de adiar mais esta estratégia.
Venha conversar comigo e vamos tirar esse plano do papel!
Depois de entender o que é um blog corporativo e a importância de adotar essa estratégia na sua empresa, aproveite também para entender mais sobre:
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