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Como divulgar escritório de advocacia?

Como divulgar um escritório de advocacia?
Após passar na prova da OAB e iniciar os trabalhos como advogado, é muito comum que exista uma pequena frustração do profissional por não ter o fluxo ideal de casos. Neste sentido, entender como divulgar escritório de advocacia pode fazer toda a diferença para se destacar da concorrência e construir uma carreira de sucesso. Essa dificuldade na hora de fazer a divulgação certa pode acontecer também com associações maiores e grandes escritórios, justamente por não saberem a maneira certa de fazer a promoção dos trabalhos dos advogados. Se você passa por essa dificuldade, fique tranquilo, hoje vamos te ensinar como conquistar credibilidade, construir autoridade em temas relevantes e destacar seus serviços para o público relevante, aumentando assim a clientela atendida. Um escritório de advocacia é um estabelecimento voltado para prestação de serviços jurídicos, seja para empresas ou pessoas físicas, contando com a mão de obra de um ou mais advogados. Quando conta com mais de um profissional, eles costumam atuar em áreas diferentes, mas relacionadas, ampliando o universo de atendimento Para atrair os primeiros clientes ou aumentar o volume de trabalho, é importante aprender como divulgar escritório de advocacia, seja por meio físico ou digital, explorar as opções permitidas de publicidade, atrair atenção da imprensa e também investir muito em network. Leia aqui: Como usar a assessoria de imprensa para gerar credibilidade para um advogado

Tipos de escritórios de advogados

Antes de fazer qualquer campanha de divulgação, seja por meio de anúncios, participação em eventos ou mesmo usar uma assessoria de imprensa, é sempre importante entender bem o funcionamento da empresa que se pretende promover. No caso do escritório de advogados, entenda bem o seu funcionamento, as áreas de atuação e os tipos de clientes potenciais. Neste sentido, os escritórios costumam ser divididos em três grupos: pequenos, médios e grandes. Cada um deles vai exigir uma estratégia diferente de divulgação e vai gerar expectativas distintas. Os pequenos escritórios de advocacia contam com um ou dois profissionais e costumam atender apenas regionalmente. Os advogados atuam de forma bem pessoal com o cliente e não é comum que atendam várias causas ao mesmo tempo. Escritórios de médio porte são um pouco mais estruturados do que os pequenos, possuindo mais corpo técnico que permite atender diversas demandas simultâneas. Geralmente, os advogados que compõem esse escritório possuem especializações diversas e também uma certa notoriedade na região em que atuam. Por fim, existem os grandes escritórios de advocacia, eles costumam ser mais famosos, podem ter unidades em mais cidades e contam com advogados de renome que atuam em todas as áreas jurídicas. Como falamos anteriormente, toda ação de divulgação precisa definir bem o que se espera dela e também conhecer bem o segmento em que atua e os diferenciais que irá promover. Para ter sucesso em sua ação para divulgar escritório de advocacia, compreenda bem qual é o seu propósito, a região geográfica em que atende e as necessidades do público nas áreas de atuação. Documentar bem o objetivo da campanha vai ajudar a avaliar os resultados e determinar o sucesso ou ajustes na estratégia de comunicação escolhida.

Como divulgar escritório de advocacia?

A sua estratégia inicial de divulgação vai depender sempre do tamanho do escritório e dos objetivos da campanha. Você pode internalizar a operação ou contratar uma empresa terceirizada que vai te dar o suporte necessário para alcançar o sucesso de forma mais rápida. Avalie o potencial de conhecimento público dos profissionais responsáveis pelo escritório, pois, o pontapé inicial do trabalho de divulgação pode ser melhorar a imagem deles na mídia regional. Por exemplo, com o apoio de uma assessoria de imprensa, os advogados podem aparecer mais frequentemente em entrevistas em jornais impressos, programas de rádio e TV e em sites da região, tornando-os mais conhecidos do público. A sequência desse trabalho vai levá-los a participar de mais eventos físicos como palestras, feiras, encontros em igrejas, inaugurações e demais situações em que boa parte do público qualificado possa estar presente. Além de contar com o trabalho de uma assessoria de imprensa, o plano de divulgação do escritório de advocacia pode ser dividido em duas etapas: ações online e físicas, com verbas separadas e objetivos distintos.

Divulgação de escritório de advocacia na internet

As pessoas passam mais da metade do dia conectadas às redes sociais, inclusive em ambientes como LinkedIn, ideal para captar negócios empresariais. Além disso, elas sempre recorrem ao Google quando necessitam esclarecer alguma dúvida, até mesmo em casos jurídicos. Seja para ajudar a resolver alguma pendência em uma demissão, para auxílio em uma pensão, para assuntos de guarda compartilhada, para recorrer de uma multa de trânsito, para questões de herança, migração ou inúmeras outras necessidades. É comum que o indivíduo recorra a internet para encontrar uma orientação. Ao fazer um bom trabalho de produção de conteúdo, o site do seu escritório de advocacia vai sempre aparecer em evidência para estas pesquisas relevantes, aumentando assim a exposição e a possibilidade de conseguir novos clientes. Logo, investir em uma assessoria de comunicação que ajude a produzir conteúdos relevantes para o seu site é uma estratégia relevante e um investimento para médio e longo prazo. Ainda no estudo da jornada do seu público-alvo na internet, avalie em quais redes sociais eles atuam com maior frequência. Aqui, não vale investir em todas, foque naquela em que seu cliente em potencial está presente diariamente. Pode ser no LinkedIn, no Facebook, Instagram, YouTube e diversas outras plataformas sociais online. Na rede escolhida, esteja presente com conteúdo do âmbito jurídico e incentive todos os seus funcionários, indiferente do número, a curtir a página, compartilhar e indicar aos amigos e conhecidos. Interaja com seus seguidores, crie conteúdos sobre temas da atualidade e deixe visível os canais de contato para atendimento. Entenda que atrair a atenção e construir uma reputação online não é uma atitude imediata, por isso, faça um planejamento com essa expectativa ajustada. Essas divulgações nas redes geram compartilhamentos e conhecimento do seu escritório de advocacia para inúmeras pessoas, o que pode atrair cada vez mais clientes. Se o escritório é novo, o objetivo inicial da divulgação pode ser gerar visibilidade para o advogado, iniciando assim a sua reputação na área de trabalho, já os bem conhecidos podem ter como foco a apresentação de novas especialidades ou algum novo profissional contratado.

Processos tradicionais de divulgação de advogados

Paralelo ao marketing digital, outra forma de divulgar escritório de advocacia é no ambiente físico. Neste sentido, é importante entender que, embora o mundo esteja mais digital, estar presente em eventos físicos na comunidade local, aparecer com frequência na mídia ou investir em materiais impressos são ações essenciais para tornar o escritório de advocacia famoso e construir a credibilidade para solucionar problemas na área em que atua. Desta forma, é importante tomar cuidado com cada uma das etapas a seguir:
  • Cartões de visita: Tenha uma excelente apresentação visual e deixe as formas de contato visíveis;
  • Crie folders: Eles podem ser expostos em igrejas, associações comerciais, clubes e outros locais de grande circulação do público-alvo;
  • Faça propagandas em jornais locais: Principalmente em cidades menores, as propagandas em jornais são bem efetivas e apresentam as qualidades dos advogados para a população;
  • Promova palestras e participe de eventos: Fale para públicos relevantes sobre temas jurídicos que sejam do interesse deles, compareça a eventos locais e faça com que as pessoas notem a sua presença.
Todas estas ações acima podem ser exploradas para divulgar escritório de advocacia de diversos portes. Elas podem ser realizadas em conjunto ou de forma individual, em diferentes momentos.

Use a imprensa para divulgar seu escritório

Lembre-se que, independente do momento que o advogado esteja na carreira, aparecer com frequência para aqueles que podem precisar dos seus serviços é essencial para que ele seja contatado. Talvez você já tenha lido em algum lugar que quem é visto é notado. Justamente este é um dos benefícios para quem está frequentemente na imprensa para assuntos relevantes. Seja para ser entrevistado sobre um julgamento em específico, para comentar uma mudança na lei ou mesmo para debater assuntos do cotidiano, a presença constante de um advogado na imprensa ajuda a construir a sua imagem,a credibilidade e autoridade sobre os temas abordados. Neste caso, o baixo investimento feito em uma assessoria de imprensa acaba diluído na construção da imagem do escritório, ampliando a sua reputação para atrair novos casos. Se você não faz uso desta estratégia, saiba que seu concorrente certamente está com mais visibilidade e melhor reputação do que a sua. O bom trabalho merece ser visto de forma positiva e adequar essas estratégias de como divulgar escritório de advocacia vai fazer com que outras pessoas saibam dos serviços prestados. Aqui no site da assessoria de imprensa Publikaí você sempre vai encontrar bons conteúdos para orientar sobre o uso da mídia, a construção de credibilidade e trabalhar o branding da sua marca. Depois de aprender como divulgar escritório de advocacia, entenda de uma vez qual é o papel do influenciador digital.
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Autora

Ludmila Baldoni
Ludmila Baldoni

SEO Publika.ai

Comunicativa por natureza ingressou na faculdade de jornalismo ciente do que queria para a sua trajetória profissional e desde então, a assessoria de imprensa se tornou sua grande paixão.

Com mais de quinze anos de experiência, já atuou como consultora em projetos de comunicação, coordenou e liderou equipes de jornalistas, organizou feiras e eventos, gerenciou ações de marketing em todo o país.

Durante seis foi anos foi sócia de uma assessoria de imprensa e recentemente decidiu buscar vôos mais altos e fundou a Publikaí, uma agência que tem como missão encontrar soluções de comunicação através de modelos multissetorias.

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