Publika.aí Comunicação

É muito comum para algumas pessoas a confusão sobre os papéis de uma assessoria de imprensa e de uma agência de publicidade. Este tema, inclusive, já foi base para um artigo aqui em nosso blog. Para te ajudar a compreender como funciona uma assessoria de imprensa, resolvi então trazer algumas informações sobre como essa estratégia é de extrema importância para qualquer pessoa que almeja divulgar seus serviços e contribuir para informar a sociedade. Tempos atrás, apenas personalidades e grandes empresas eram representadas por assessores de imprensa, que ficavam responsáveis por comunicar novidades e lançamentos na mídia. Mas, hoje em dia, profissionais liberais como médicos, psicólogos, advogados, startups, agências de turismo, instituições e empresas de todos os segmentos, passaram a utilizar dessa ferramenta para ganhar destaque no noticiário. Contar com uma assessoria de imprensa é uma parte importante da comunicação de uma empresa. É por meio do profissional que atua nessa função, internamente ou terceirizado, que o negócio é “visto” pela imprensa e por seus leitores. Quantas oportunidades sua empresa teve de aparecer gratuitamente na imprensa nos últimos doze meses? E os seus concorrentes? Atuar de forma estratégica neste segmento é o que vai ampliar a divulgação dos seus produtos e serviços, aparecendo sempre para um público muito qualificado. Além disso, as aparições que você, ou a sua marca conquistam sempre trarão um cunho informativo, fundamental para conquistar credibilidade e visibilidade em seu setor. Veja aqui: Como divulgar um escritório de advocacia? Qual é o papel do influenciador digital?

Como funciona uma assessoria de imprensa?

Uma assessoria de imprensa é formada por profissionais da área de comunicação, tendo como principal objetivo a intermediação entre assessorados e as redações para conseguir uma mídia espontânea. Mídia espontânea significa propor pautas e fornecer informações aos veículos de imprensa para que elas sejam divulgadas, além de ser uma ponte entre fontes úteis para diversas matérias que determinado veículo esteja trabalhando. Então, um anúncio em um jornal impresso, por exemplo, não é uma mídia espontânea. Aliás, ele não vai ser nem mesmo negociado pela assessoria e sim pela equipe de marketing da empresa. Os conteúdos intermediados pela equipe de assessoria de imprensa devem informar e jamais, vender algo. E para que os assessores tenham sucesso, eles precisam manter uma boa relação com os veículos de mídia e jornalistas, conhecendo a linha editorial e ofertando temas pertinentes através do envio de releases propondo pautas relevantes. Não basta apenas ter um mailing list atualizado, é importante ter um relacionamento fortalecido com mídia para entender quais são as necessidades de cada veículo. O assessor de imprensa ajudará a transformar um anúncio de uma inovação, produto, evento ou serviço em uma notícia relevante para o público de um determinado veículo. Há também as pautas associadas ao setor da empresa assessorada. Nesse caso, um profissional do negócio pode atuar como fonte do veículo de comunicação. A expertise do profissional e sua “presença” no veículo funcionarão como uma divulgação atrativa para a visibilidade da instituição. Em alguns casos, a assessoria de imprensa também pode promover um media training para capacitar as vozes da empresa para entrevistas, extraindo o melhor em cada aparição pública. Além disso, podem acontecer pautas para gerenciamento de crises. Ao realizar o monitoramento de marca, por exemplo, podem ser detectadas pequenas crises que podem manchar a imagem da empresa. Neste momento, além de colocar profissionais à disposição da imprensa, a assessoria de imprensa atua para reduzir o estrago e atenuar os efeitos negativos dos acontecimentos.

O que uma assessoria de imprensa faz?

Você pode compreender até aqui um pouco como funciona uma assessoria de imprensa e a importância desta ferramenta da comunicação para cuidar da imagem da empresa. Como pode ver, ela atua em diferentes direções, mas sempre com o objetivo de ampliar a visibilidade ou neutralizar as crises. Agora, separei a seguir alguns tópicos sobre o que uma empresa de assessoria de imprensa faz e como você pode contratar para uma ou mais áreas da sua empresa. Vale lembrar sempre que uma empresa em destaque na mídia atrai parte da reputação daquele veículo, sendo grande fator de decisão pela opinião pública quando for optar por um determinado produto ou serviço. Para construir essa boa reputação, uma assessoria de imprensa trabalha em quatro bases principais. São elas:
  • Apresentação;
  • Divulgação;
  • Referência;
  • Gerenciamento de Crises.
Abaixo você poderá entender cada um desses itens de forma mais detalhada.

Apresentação do negócio

Ao entender como funciona uma assessoria de imprensa, é importante saber que ela não é uma compradora de espaço, mas sim uma negociadora entre fontes e conteúdos para conseguir o destaque desejado. Essa negociação é construída a partir de um relacionamento entre assessor e jornalistas e o resultado é obtido pela tríade: relacionamento, conteúdo e sazonalidade. No primeiro momento, ele faz uma pauta de apresentação da empresa/ serviço que tem maior possibilidade de virar notícia e envia o release para o seu contato na imprensa. Neste modelo de apresentação, também se encaixam as palestras, os eventos físicos ou digitais, o surgimento de um novo produto ou mesmo uma pesquisa que leve a uma grande inovação, sempre pensando no caráter de notícia.

Divulgação de uma empresa

Quando uma empresa nova surge, os seus diferenciais ou ainda a experiência dos seus diretores podem ser pertinentes para algum jornalista que esteja trabalhando em pautas relacionadas. Neste sentido, o assessor de imprensa tenta entender a necessidade e como encaixar o seu assessorado naquela questão. Ou ainda, como uma parte importante do setor econômico do qual ele faz parte, podendo servir como fonte ou exemplo para reportagens temáticas.

Referência para imprensa

Outra forma de a assessoria de imprensa conquistar mídia espontânea é estabelecer a empresa e seus especialistas como fontes para reportagens. Esta tarefa leva tempo e disponibilidade, já que as pautas podem surgir de uma hora para outra e com pouco tempo para a sua conclusão. Assim, os jornalistas poderão usar dos conhecimentos dos profissionais como fonte, experts em seu ramo de atuação. Logo, eles poderão dar entrevistas para os veículos de comunicação. Aqui estamos falando sobre a autoridade em determinado assunto. Esse processo leva um tempo e é resultado de um bom trabalho feito pela empresa de assessoria de imprensa.

Gerenciamento de crise

Atualmente, qualquer pequena ocorrência acaba ganhando proporções gigantes na internet. Quando os casos já são complexos, eles ganham ainda mais repercussão na opinião pública. Por exemplo, um bar que tem um péssimo atendimento a uma pessoa por sua orientação sexual ou por causa da sua cor terá que lidar com as críticas que sofrerá no mundo virtual e, em alguns casos, também na mídia offline. Acontecimentos como uma morte dentro de um estabelecimento, tiroteio ou desabamento também interferem na imagem de uma empresa e cria pequenas ou grandes crises em sua reputação. São nestas horas que contar com uma assessoria de imprensa confiável pode fazer toda a diferença. O assessor, no primeiro momento, já deverá disponibilizar alguém da empresa para se pronunciar e também indicar providências que estão sendo tomadas para que aquela situação não volte a acontecer. Este profissional também fará um rápido treinamento com a fonte para que ela não complique ainda mais a situação. É o chamado media training. Em várias situações, pode ser necessário também a divulgação de notas de esclarecimento ou declarações completas que, ou vão refutar o que foi alegado, ou vão expor o modo de correção do problema ocorrido. Pronto! Agora você já sabe como funciona uma assessoria de imprensa e o que ela pode fazer por uma empresa. Você conta com essa expertise dentro da sua instituição?

Publikaí: sua melhor escolha em assessoria de imprensa

Com mais de 15 anos de atuação no mercado de assessoria de imprensa, Ludmila Baldoni fundou a Publikaí para fornecer qualidade para as empresas assessoradas por meio de um forte relacionamento com jornalistas dos veículos digitais e offline. Estudamos o cenário atual em que a empresa está, os objetivos do negócio, seus serviços e produtos e também os profissionais que serão os porta-vozes da empresa para identificar o que é notícia e como toda esta estrutura pode ser conectada a pautas trabalhadas pela imprensa. Ter exposição na mídia é um trabalho que exige diversas atividades, desde a interpretação do que é notícia, seleção dos fatos, elaboração do conteúdo até o relacionamento constante com os jornalistas que atuam nas redações. Se você tem feito todo esse trabalho e a sua empresa não consegue a visibilidade que merece, está na hora de marcar um bate papo com a nossa equipe aqui da Publikaí. Depois de entender detalhadamente como funciona uma assessoria de imprensa e como ela pode ser usada de forma estratégica, aproveite para ler também: 05 coisas que uma assessoria de imprensa pode fazer por sua empresa O que é um RP e o que ele faz? Além do nosso blog, você pode também acompanhar novidades em nosso perfil no Instagram!

Como funciona uma assessoria de imprensa?

Como funciona uma assessoria de imprensa?
É muito comum para algumas pessoas a confusão sobre os papéis de uma assessoria de imprensa e de uma agência de publicidade. Este tema, inclusive, já foi base para um artigo aqui em nosso blog. Para te ajudar a compreender como funciona uma assessoria de imprensa, resolvi então trazer algumas informações sobre como essa estratégia é de extrema importância para qualquer pessoa que almeja divulgar seus serviços e contribuir para informar a sociedade. Tempos atrás, apenas personalidades e grandes empresas eram representadas por assessores de imprensa, que ficavam responsáveis por comunicar novidades e lançamentos na mídia. Mas, hoje em dia, profissionais liberais como médicos, psicólogos, advogados, startups, agências de turismo, instituições e empresas de todos os segmentos, passaram a utilizar dessa ferramenta para ganhar destaque no noticiário. Contar com uma assessoria de imprensa é uma parte importante da comunicação de uma empresa. É por meio do profissional que atua nessa função, internamente ou terceirizado, que o negócio é “visto” pela imprensa e por seus leitores. Quantas oportunidades sua empresa teve de aparecer gratuitamente na imprensa nos últimos doze meses? E os seus concorrentes? Atuar de forma estratégica neste segmento é o que vai ampliar a divulgação dos seus produtos e serviços, aparecendo sempre para um público muito qualificado. Além disso, as aparições que você, ou a sua marca conquistam sempre trarão um cunho informativo, fundamental para conquistar credibilidade e visibilidade em seu setor. Veja aqui: Como divulgar um escritório de advocacia? Qual é o papel do influenciador digital?

Como funciona uma assessoria de imprensa?

Uma assessoria de imprensa é formada por profissionais da área de comunicação, tendo como principal objetivo a intermediação entre assessorados e as redações para conseguir uma mídia espontânea. Mídia espontânea significa propor pautas e fornecer informações aos veículos de imprensa para que elas sejam divulgadas, além de ser uma ponte entre fontes úteis para diversas matérias que determinado veículo esteja trabalhando. Então, um anúncio em um jornal impresso, por exemplo, não é uma mídia espontânea. Aliás, ele não vai ser nem mesmo negociado pela assessoria e sim pela equipe de marketing da empresa. Os conteúdos intermediados pela equipe de assessoria de imprensa devem informar e jamais, vender algo. E para que os assessores tenham sucesso, eles precisam manter uma boa relação com os veículos de mídia e jornalistas, conhecendo a linha editorial e ofertando temas pertinentes através do envio de releases propondo pautas relevantes. Não basta apenas ter um mailing list atualizado, é importante ter um relacionamento fortalecido com mídia para entender quais são as necessidades de cada veículo. O assessor de imprensa ajudará a transformar um anúncio de uma inovação, produto, evento ou serviço em uma notícia relevante para o público de um determinado veículo. Há também as pautas associadas ao setor da empresa assessorada. Nesse caso, um profissional do negócio pode atuar como fonte do veículo de comunicação. A expertise do profissional e sua “presença” no veículo funcionarão como uma divulgação atrativa para a visibilidade da instituição. Em alguns casos, a assessoria de imprensa também pode promover um media training para capacitar as vozes da empresa para entrevistas, extraindo o melhor em cada aparição pública. Além disso, podem acontecer pautas para gerenciamento de crises. Ao realizar o monitoramento de marca, por exemplo, podem ser detectadas pequenas crises que podem manchar a imagem da empresa. Neste momento, além de colocar profissionais à disposição da imprensa, a assessoria de imprensa atua para reduzir o estrago e atenuar os efeitos negativos dos acontecimentos.

O que uma assessoria de imprensa faz?

Você pode compreender até aqui um pouco como funciona uma assessoria de imprensa e a importância desta ferramenta da comunicação para cuidar da imagem da empresa. Como pode ver, ela atua em diferentes direções, mas sempre com o objetivo de ampliar a visibilidade ou neutralizar as crises. Agora, separei a seguir alguns tópicos sobre o que uma empresa de assessoria de imprensa faz e como você pode contratar para uma ou mais áreas da sua empresa. Vale lembrar sempre que uma empresa em destaque na mídia atrai parte da reputação daquele veículo, sendo grande fator de decisão pela opinião pública quando for optar por um determinado produto ou serviço. Para construir essa boa reputação, uma assessoria de imprensa trabalha em quatro bases principais. São elas:
  • Apresentação;
  • Divulgação;
  • Referência;
  • Gerenciamento de Crises.
Abaixo você poderá entender cada um desses itens de forma mais detalhada.

Apresentação do negócio

Ao entender como funciona uma assessoria de imprensa, é importante saber que ela não é uma compradora de espaço, mas sim uma negociadora entre fontes e conteúdos para conseguir o destaque desejado. Essa negociação é construída a partir de um relacionamento entre assessor e jornalistas e o resultado é obtido pela tríade: relacionamento, conteúdo e sazonalidade. No primeiro momento, ele faz uma pauta de apresentação da empresa/ serviço que tem maior possibilidade de virar notícia e envia o release para o seu contato na imprensa. Neste modelo de apresentação, também se encaixam as palestras, os eventos físicos ou digitais, o surgimento de um novo produto ou mesmo uma pesquisa que leve a uma grande inovação, sempre pensando no caráter de notícia.

Divulgação de uma empresa

Quando uma empresa nova surge, os seus diferenciais ou ainda a experiência dos seus diretores podem ser pertinentes para algum jornalista que esteja trabalhando em pautas relacionadas. Neste sentido, o assessor de imprensa tenta entender a necessidade e como encaixar o seu assessorado naquela questão. Ou ainda, como uma parte importante do setor econômico do qual ele faz parte, podendo servir como fonte ou exemplo para reportagens temáticas.

Referência para imprensa

Outra forma de a assessoria de imprensa conquistar mídia espontânea é estabelecer a empresa e seus especialistas como fontes para reportagens. Esta tarefa leva tempo e disponibilidade, já que as pautas podem surgir de uma hora para outra e com pouco tempo para a sua conclusão. Assim, os jornalistas poderão usar dos conhecimentos dos profissionais como fonte, experts em seu ramo de atuação. Logo, eles poderão dar entrevistas para os veículos de comunicação. Aqui estamos falando sobre a autoridade em determinado assunto. Esse processo leva um tempo e é resultado de um bom trabalho feito pela empresa de assessoria de imprensa.

Gerenciamento de crise

Atualmente, qualquer pequena ocorrência acaba ganhando proporções gigantes na internet. Quando os casos já são complexos, eles ganham ainda mais repercussão na opinião pública. Por exemplo, um bar que tem um péssimo atendimento a uma pessoa por sua orientação sexual ou por causa da sua cor terá que lidar com as críticas que sofrerá no mundo virtual e, em alguns casos, também na mídia offline. Acontecimentos como uma morte dentro de um estabelecimento, tiroteio ou desabamento também interferem na imagem de uma empresa e cria pequenas ou grandes crises em sua reputação. São nestas horas que contar com uma assessoria de imprensa confiável pode fazer toda a diferença. O assessor, no primeiro momento, já deverá disponibilizar alguém da empresa para se pronunciar e também indicar providências que estão sendo tomadas para que aquela situação não volte a acontecer. Este profissional também fará um rápido treinamento com a fonte para que ela não complique ainda mais a situação. É o chamado media training. Em várias situações, pode ser necessário também a divulgação de notas de esclarecimento ou declarações completas que, ou vão refutar o que foi alegado, ou vão expor o modo de correção do problema ocorrido. Pronto! Agora você já sabe como funciona uma assessoria de imprensa e o que ela pode fazer por uma empresa. Você conta com essa expertise dentro da sua instituição?

Publikaí: sua melhor escolha em assessoria de imprensa

Com mais de 15 anos de atuação no mercado de assessoria de imprensa, Ludmila Baldoni fundou a Publikaí para fornecer qualidade para as empresas assessoradas por meio de um forte relacionamento com jornalistas dos veículos digitais e offline. Estudamos o cenário atual em que a empresa está, os objetivos do negócio, seus serviços e produtos e também os profissionais que serão os porta-vozes da empresa para identificar o que é notícia e como toda esta estrutura pode ser conectada a pautas trabalhadas pela imprensa. Ter exposição na mídia é um trabalho que exige diversas atividades, desde a interpretação do que é notícia, seleção dos fatos, elaboração do conteúdo até o relacionamento constante com os jornalistas que atuam nas redações. Se você tem feito todo esse trabalho e a sua empresa não consegue a visibilidade que merece, está na hora de marcar um bate papo com a nossa equipe aqui da Publikaí. Depois de entender detalhadamente como funciona uma assessoria de imprensa e como ela pode ser usada de forma estratégica, aproveite para ler também: 05 coisas que uma assessoria de imprensa pode fazer por sua empresa O que é um RP e o que ele faz? Além do nosso blog, você pode também acompanhar novidades em nosso perfil no Instagram!

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Autora

Ludmila Baldoni
Ludmila Baldoni

SEO Publika.ai

Comunicativa por natureza ingressou na faculdade de jornalismo ciente do que queria para a sua trajetória profissional e desde então, a assessoria de imprensa se tornou sua grande paixão.

Com mais de quinze anos de experiência, já atuou como consultora em projetos de comunicação, coordenou e liderou equipes de jornalistas, organizou feiras e eventos, gerenciou ações de marketing em todo o país.

Durante seis foi anos foi sócia de uma assessoria de imprensa e recentemente decidiu buscar vôos mais altos e fundou a Publikaí, uma agência que tem como missão encontrar soluções de comunicação através de modelos multissetorias.

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