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Como enviar release para imprensa?

como enviar release para imprensa
Está com dificuldades em elaborar seus comunicados e também em como enviar release para imprensa? Se estas são as suas dificuldades, fique tranquilo que hoje preparamos um guia especial para te ajudar nesta demanda. Outro dia, postamos aqui um material em que explicamos os diversos tipos de releases, e é importante que você domine esta técnica sobre o formato ideal do material para que ele alcance o sucesso. Caso contrário, será apenas mais um e-mail deletado na caixa de entradas do jornalista. Release, ou press release, é um material enviado à imprensa com objetivo de informar e ele pode anunciar o lançamento de novos produtos, a junção ou aquisição de outra organização, eventos, inaugurações, novas parcerias, recebimento de prêmios, pesquisas, tendências de um setor, de uma empresa ou de uma personalidade de destaque, como é o caso dos influenciadores digitais. Esse tipo de texto é importante pois promove visibilidade para a marca por meio da divulgação orgânica na imprensa, uma das diversas formas de cativar potenciais clientes, independente do mercado de atuação. Além disso, ter sua empresa citada por um meio de comunicação já estabelecido no setor auxilia a construir e transmitir uma imagem positiva da marca.Ser referenciado por um terceiro (o jornalista) é fundamental para a sua visibilidade.

Como fazer um release para imprensa: passo a passo

Assim como a escrita de outros tipos de textos, não há um conjunto de normas a serem cumpridas à risca. Entretanto, existem características comuns que, ao serem respeitadas, vão facilitar a construção do texto e a sua aceitação pela imprensa. Confira quais são elas a seguir:

Capture a atenção do leitor com o título

Jornalistas recebem numerosos releases em seus e-mails todos os dias. Devido à quantidade de textos e ao pouco tempo hábil para lê-los, eles podem desistir da sua história se o título não for cativante. Uma dica para evitar isso ao enviar release para imprensa é elaborar um título com até 15 palavras, com linguagem simples e direta que seja capaz de sintetizar o ponto alto da notícia.

Concentre as principais informações no 1º parágrafo

Janet Murray, jornalista freelancer do The Guardian, recomenda que a porção mais importante da história esteja logo no início do release. “A primeira linha deve ser o resumo da história (em não mais de 15-20 palavras) e deve se parecer com o início de uma notícia,” informa. Para tanto, seu parágrafo de abertura deve ser construído com base na técnica 5W1H (What, Who, When, Where, Why, How), ou: “o quê”, “quem”, “onde”, “por quê” e “quando” do acontecimento a ser anunciado. Chamamos isso de lead! Neste primeiro momento, não inclua informações sobre a história do seu negócio. Isso deve ser feito, junto com o fornecimento dos dados para contato (nome, endereço, site, endereço eletrônico etc.da empresa), no final do texto.

Inclua citações no 2º parágrafo

O segundo parágrafo deve ser dedicado a fornecer informações complementares e, ao menos, uma citação de algum colaborador da empresa. A citação visa auxiliar o jornalista a ilustrar como a notícia impacta o setor, os consumidores e o panorama no qual sua empresa está inserida. Por isso, a fala citada deve ser de um funcionário intimamente ligado ao acontecimento.Geralmente, essa aspas acaba sendo usada pelos jornalistas na hora de compor a matéria final. Por isso, ela deve ser verídica e representar a opinião do assessorado. Escolha um ou dois colaboradores e colete uma declaração que enfatiza a importância do fato. Certifique-se que as citações sejam úteis, sem jargões ou linguagem técnica, como aconselha Murray.

Vá direto ao ponto

A concisão é um dos principais traços de um release, por isso, a maioria deles não ultrapassa uma página de extensão. Murray diz que o tamanho ideal é cerca de 300 a 400 palavras, o equivalente a três ou quatro parágrafos curtos e algumas citações. “Se seu release está mais longo do que isso, você provavelmente tem trechos desnecessários que não contribuem para a sua história”, orienta Murray. Vale destacar que o release é a base para que os jornalistas que atuam nas redações produzam matérias sobre o tema proposto, por isso, as informações listadas neste primeiro material precisam ser concisas e coesas, dando subsídio para a produção do conteúdo final. Assim, você conseguirá emplacar a mesma matéria em diferentes veículos, já que cada mídia abordará o tema de acordo com a sua linha editorial.

Como enviar release para imprensa: saiba como selecionar os veículos ideais

Com o release elaborado e revisado, é chegado o momento de eleger os melhores canais para divulgá-lo. Essa etapa exige paciência e perseverança, pois o retorno e a aceitação da notícia não são garantidos. Neste caso, um profissional de assessoria de imprensa ou de relações públicas já deve ter um mailing list com dados dos veículos que são mais relevantes para o negócio e que ele já tem algum relacionamento construído e que será a base para a qual ele enviará o release. O mailing é o coração de uma agência de comunicação e sem ele, a execução do trabalho fica prejudicada. O resultado das ações de assessoria de imprensa são reflexo de conteúdo de qualidade e bom relacionamento. Ou seja, se você pretende enviar release para imprensa e ainda não fez este mapeamento de canais, saiba que ele deve ser feito constantemente, com atualização dos contatos e busca por novos veículos. Se ainda não tem, abaixo tem um pequeno guia para começar a formular os primeiros veículos que você irá trabalhar.

Procure por jornais ou jornalistas que possam se interessar pelo seu release

A fim de aumentar a probabilidade de sucesso ao enviar release para imprensa, é essencial direcionar seus esforços apenas aos veículos de notícias alinhados à temática ou à área de atuação da sua empresa. Quanto maior for a proximidade entre o seu nicho e o conteúdo produzido pelo jornal ou jornalista, maior será a chance de emplacar uma matéria. Portanto, reservar algumas horas para realizar um levantamento dos melhores canais para enviar seu release é indispensável.

Como procurar?

Uma forma de fazer isso consiste na pesquisa por notícias recentes sobre um tema relacionado ao acontecimento que você deseja anunciar. Por exemplo, imagine que sua empresa atua no setor de cursos de idiomas à distância e, recentemente, iniciou um programa de bolsas para estudantes de baixa renda. Para encontrar os melhores canais possíveis, você pode pesquisar nos mecanismos de busca por “bolsas para estudantes”, “curso de idioma à distância” e termos semelhantes. Feito isso, cheque os resultados mais recentes e registre o nome dos jornais e jornalistas que elaboraram a matéria. Busque também os contatos com as redações de tais veículos.E claro, mantenha sempre o seu networking, jornalistas mudam constantemente de times!

Envie seu release para imprensa por meio do canal correto

Em relação ao envio do release para imprensa, o canal mais utilizado e recomendado é o e-mail. Mas, a depender do veículo, Whatsapp e Messenger podem ser opções, principalmente em tempos onde o Home Office se faz presente na vida de todos. Mas cada caso é um caso e ainda existem polêmicas sobre o uso do Whatsapp como ferramenta de trabalho e muitos jornalistas detestam ser importunados por esta rede social, outros, já preferem que o contato seja feito pelo aplicativo. Como saber? Estreitando o relacionamento e usando sempre o bom senso, não enviando mensagens longas, fora do expediente (exceto para releases com gancho factual), entre outros.

Não consegue visibilidade na imprensa?

Ter exposição na mídia é um trabalho que existe diversas atividades, desde a interpretação do que é notícia, seleção dos fatos, elaboração do conteúdo até o relacionamento constante com os jornalistas. Além de enviar release para imprensa, é preciso mostrar presente sempre que os jornalistas necessitam de uma fonte para exemplificar algum tema abre as portas para conseguir cavar oportunidades no futuro. Se você tem feito todo esse trabalho e a sua empresa não consegue o destaque que merece, está na hora de marcar um bate papo com a nossa equipe aqui da Publikaí. São mais de 15 anos atuando no trabalho de relacionamento com a mídia por meio de assessoria de imprensa com milhares de pautas publicadas, alcançando diversos públicos em todo o país. Chega de perder tempo e dinheiro! Além de entender como enviar release para imprensa, você pode se interessar também por saber mais sobre: Motivos para investir em marketing digital Qual é a importância de fazer monitoramento de marca?
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Autora

Ludmila Baldoni
Ludmila Baldoni

SEO Publika.ai

Comunicativa por natureza ingressou na faculdade de jornalismo ciente do que queria para a sua trajetória profissional e desde então, a assessoria de imprensa se tornou sua grande paixão.

Com mais de quinze anos de experiência, já atuou como consultora em projetos de comunicação, coordenou e liderou equipes de jornalistas, organizou feiras e eventos, gerenciou ações de marketing em todo o país.

Durante seis foi anos foi sócia de uma assessoria de imprensa e recentemente decidiu buscar vôos mais altos e fundou a Publikaí, uma agência que tem como missão encontrar soluções de comunicação através de modelos multissetorias.

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