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Principais estratégias de comunicação empresarial

Seja você um pequeno empreendedor ou um empresário de sucesso, independente do porte da sua empresa, é importante conhecer e saber usar as principais estratégias de comunicação empresarial.

Elas ajudam a manter o time organizado, focado nos objetivos principais do negócio e vão nortear a forma como os profissionais lidam com o público externo. O objetivo é melhorar a imagem da empresa, além de otimizar o fluxo comunicacional interno.

Outro dia, eu abordei aqui no site uma série de dicas para evitar os ruídos de comunicação dentro das empresas. Se você ainda não leu, vale a pena dedicar um tempo no artigo.

Muitos pequenos negócios, como são os casos de clínicas, escritórios de advocacia e de arquitetura, dentre outros, negligenciam a importância desse tema e não conseguem compreender as razões pelas quais o time acaba batendo cabeça em situações simples.

Por isso, é importante conhecer quais são as principais estratégias de comunicação empresarial, adaptá-las à sua realidade, com procedimentos para o público interno e externo, de uma forma que cada ação colabore para aumentar a credibilidade do seu negócio e o entrosamento da equipe.

Uma comunicação empresarial bem feita é capaz de alavancar resultados e, consequentemente, impulsionar os lucros. Fique atento!

Quais são os benefícios da comunicação empresarial bem feita?

Este é um tipo de trabalho que precisa ser desenvolvido pela gestão do negócio e que facilita para deixar os funcionários atuando de forma coesa, integrados e elevar a produtividade.

Através da implementação de estratégias de comunicação empresarial, a identidade corporativa é fortalecida, além de fazer com que as equipes desenvolvam suas tarefas de maneira mais assertiva.

Ou seja, entre os benefícios das principais estratégias de comunicação empresarial, posso citar: 

  • Construir a reputação da organização;
  • Cultivar e desenvolver a identidade corporativa;
  • Otimizar o fluxo de comunicação interna;
  • Aumentar a esfera de influência interna.

Por exemplo, quantas vezes um funcionário foi demitido ou pediu para sair e levou com ele todo o conhecimento adquirido, sem que isso estivesse documentado para que outro pudesse fazer a mesma coisa? Este é um problema muito comum nos diversos portes de empresas, inclusive naquelas que têm menos de cinco empregados.

Para que seu negócio não sofra com isso, eu tenho algumas sugestões abaixo. Continue a leitura!

Tipos de comunicação empresarial

A eficiência da comunicação se dá quando são identificados os receptores da mensagem. Assim, é possível adotar o melhor formato a ser aplicado e medir se ele está sendo eficaz em seus propósitos.

Comunicação escrita

Trata-se da forma de comunicação mais usual dentro de uma empresa e é constituída por tudo que é escrito. Ou seja, redação de e-mails, murais, jornais internos, agendas, redes sociais, intranet, cartazes, entre outras.

Ainda dentro deste tipo de estratégia, algumas empresas adotam o uso de blog corporativo, como é esse aqui da assessoria de imprensa Publikaí. Este modelo de ação permite, além de divulgar a marca, educar o seu público sobre o seu segmento.

Comunicação verbal

Forma de comunicação usada nos discursos, como reuniões, confraternizações e palestras. Para que não haja ruídos, é importante que as informações sejam bem planejadas e estruturadas, facilitando a compreensão da mensagem.

Este é um dos modelos mais comuns em pequenas empresas, já que o gestor lida diretamente com o funcionário. Porém, é preciso avaliar se o trabalhador está compreendendo as orientações passadas e para isso, não adianta apenas repassar a informação, é preciso mensurá-la. 

Comunicação interna

O tipo de comunicação é voltado para funcionários e colaboradores, principalmente em empresas maiores, com vários departamentos e unidades.

A transmissão das informações melhora o clima organizacional, pois os receptores têm noção do que está acontecendo na empresa, sem ruídos. Dentro desta estratégia de comunicação empresarial, temos:

  • Comunicação ascendente: informação do colaborador para o gestor;
  • Comunicação descendente: informação do gestor para o colaborador.

Eu listei aqui, neste artigo, uma série de problemas de comunicação que afetam a produtividade de um negócio.

Comunicação externa

Esta é a modalidade de comunicação na qual as informações são disseminadas para o público externo, no intuito de melhorar a imagem e percepção da empresa para clientes, fornecedores, parceiros e imprensa. 

Ela pode ser feita por publicidade, por nota de esclarecimento, por publipost ou várias outras formas.

Principais estratégias de comunicação empresarial

Acima você teve a oportunidade de entender melhor a importância desse assunto e alguns tipos de ações sobre a comunicação empresarial. Agora, quero te ajudar a elaborar uma estratégia efetiva dentro dos seus objetivos e do tamanho da sua empresa.

Defina a sua persona

O primeiro passo é compreender qual é o público da sua mensagem e, a partir daí, entendê-lo para saber como vai falar com ele.

Escolha os canais de comunicação

Ao definir a persona, fica mais fácil compreender quais canais de comunicação são mais consumidos por cada perfil. Por vezes, a empresa já tem ferramentas utilizadas, como Facebook, Instagram, e-mail, entre outras.

Então, é interessante analisar a eficácia de cada uma, consultando métricas e retornos do investimento. Depois, avaliar a possibilidade de incrementar estes canais. Os mais utilizados para comunicação empresarial são:

  • Redes sociais: usadas nas estratégias de comunicação empresarial para se aproximar do público interno e externo. Como são muitas opções, a dica é escolher duas que sejam adequadas ao perfil do cliente, criando calendários editoriais que impulsionem a interação e engajamento;
  • E-mail marketing: outro canal importante para angariar clientes. Ao contrário do que muitos dizem, ele permanece ativo, desde que traga títulos atraentes, design bem feito, layouts responsivos e uma base de dados limpa e atualizada (dentro das leis da LGPD);
  • Mídia indoor: veiculada em espaços fechados, essa mídia vem sob o formato de painéis, anúncios em TV LED ou banners;
  • SMS ou WhatsApp marketing: se aproveita do uso massivo do celular, informando e engajando os clientes, desde que respeitando o envio e a Lei Geral de Proteção de Dados.

Ao escolher o canal, defina mensagens coerentes, mesmo que se utilize de vários deles. O objetivo é transmitir os valores e práticas da sua empresa.E claro, sempre manter a mesma linha editorial. 

Acerte o orçamento disponível

A implantação dos canais de comunicação empresarial devem ser encarados como investimento, não uma despesa.

Ainda assim, é importante avaliar o orçamento que a empresa tem e direcioná-lo para o canal mais adequado aos seus objetivos. Além disso, é importante monitorar os resultados, estabelecer métricas e entender quais ações têm melhor performance.

Tenha parcerias

Nenhuma empresa é uma ilha, ou seja, todas as estratégias devem contar com parcerias. 

Por isso, é imprescindível que o gestor da informação tenha conhecimento de mercado e networking. Deste modo, não deixe de investir em assessorias de imprensa e comunicação, publicitários e marketing, sempre que possível.

As estratégias de comunicação empresarial são muitas, mas não unânimes. Avalie quais são as demandas de seu negócio, o público-alvo e as necessidades para escolher aquela que melhor se adequa à sua realidade. Assim, o uso da estratégia será mais eficaz e os resultados serão maiores.

Aqui na Publiakaí, trabalhamos com diversos portes de empresas e até com profissionais liberais para ampliar a exposição deles na mídia. Neste contexto, sempre alinhamos as aparições (interna e externa) com os objetivos estratégicos de cada negócio.

Entendemos que o trabalho da assessoria de imprensa é uma parte das estratégias de comunicação empresarial para tornar negócios mais conhecidos, aumentar a credibilidade e conquistar a confiança do público interno e externo.

Como você tem trabalhado a exposição da sua marca atualmente? Vamos conversar e melhorar essa divulgação?

Depois de ler aqui algumas das principais estratégias de comunicação empresarial, conheça também:

O que é monitoramento de marca?

Como funciona o trabalho de uma assessoria de imprensa?

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Autora

Ludmila Baldoni
Ludmila Baldoni

SEO Publika.ai

Comunicativa por natureza ingressou na faculdade de jornalismo ciente do que queria para a sua trajetória profissional e desde então, a assessoria de imprensa se tornou sua grande paixão.

Com mais de quinze anos de experiência, já atuou como consultora em projetos de comunicação, coordenou e liderou equipes de jornalistas, organizou feiras e eventos, gerenciou ações de marketing em todo o país.

Durante seis foi anos foi sócia de uma assessoria de imprensa e recentemente decidiu buscar vôos mais altos e fundou a Publikaí, uma agência que tem como missão encontrar soluções de comunicação através de modelos multissetorias.

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