Assessores de imprensa são fofoqueiros de plantão! Parece estranho dizer isso, mas pensa comigo: o que faz um fofoqueiro? Ele reúne e propaga informações, certo? Quanto melhor o fofoqueiro, mais longe ele faz chegar a informação e mais pessoas ficam sabendo sobre o que ele trouxe à tona. E sabe o que eu faço todos os dias, há 15 anos?
A mesma coisa!
Faço com que pessoas comuns virem notícias! Coloco produtos, serviços e empresários na boca dos outros. Mas, diferente do fofoqueiro, as informações que levo de uma ponta para a outra são verdadeiras.
Fofoqueiros trabalham com hipóteses, assessores de imprensa trabalham com fatos.
Fofoqueiros falam por falar, assessores de imprensa traçam estratégias.
Fofoqueiros não se preocupam com a repercussão da notícia,
assessores de imprensa analisam cada evolução e preveem cenários
Então, se você quiser que mais pessoas conheçam a sua empresa, os seus produtos e serviços, você precisa de um fofoqueiro profissional, ou melhor, um assessor de imprensa, trabalhando em prol da sua marca. E pode apostar que vamos reunir todas as informações do seu negócio, vamos desenhar a melhor estratégia para que você comece a ser visto e a ser lembrado por potenciais clientes. De maneira objetiva e eficaz vamos despertar o interesse de outras pessoas pelo seu negócio.
Qualquer empresa pode ter uma assessoria de imprensa?
Manter um relacionamento constante com os jornalistas de diversas mídias é uma importante estratégia para empresas, profissionais liberais, personalidades públicas e até órgãos do governo para que assuntos relevantes tenham grande divulgação e até mesmo para passar a versão institucional sobre determinado acontecimento.
Ouso dizer que os assessores de imprensa são essenciais para todos os tipos de organizações. Graças ao trabalho destes profissionais, que podem ser formados em jornalismo (que é o meu caso) ou relações públicas, relatórios complexos são traduzidos para a linguagem de notícia, exposições neutras são feitas, bem como ações que tenham objetivo neutralizar alguma crise em que a organização está envolvida.
O assessor atua como um representante oficial e lida, quase que diariamente, com a imprensa, seja ela radiofônica, televisiva, impressa ou online, de forma proativa ou reativa, para ampliar a exposição da marca em que atua.
Inclusive, aqui na Publikaí, uma agência de comunicação, atuamos como assessor de imprensa para diversos clientes. E, na verdade, não importa se é um
escritório de advocacia, um
influencer ou mesmo empresas de outros segmentos, todos vocês podem se beneficiar de uma constante exposição na imprensa.
O que faz um assessor de imprensa?
Como já dito, esse profissional é o representante de uma empresa, pessoa física ou figura pública em quaisquer questões relacionadas à imprensa. Ele pode ser um trabalhador incorporado à organização ou atuar por intermédio de uma agência de comunicações ou relações públicas, como é o nosso caso aqui na Publikaí.
Mas quais são as suas funções e atividades? Aqui está uma lista de atividades para que você entenda o que faz um assessor de imprensa:
- Responder a perguntas e consultas de jornalistas;
- Redigir e emitir comunicados de imprensa e outros materiais informativos;
- Gerar interesse nas histórias e campanhas de quem representa;
- Marcar e coordenar entrevistas com porta-vozes e outros membros da organização;
- Monitoramento da cobertura da mídia e preparar relatórios de avaliação;
- Divulgar informações aos meios de comunicação sobre iniciativas, eventos e lançamentos recentes ou futuros;
- Preparar kits de imprensa (press kits);
- Participar de coletivas de imprensa;
- Treinar o porta-voz da empresa sobre maneiras de interação com os jornalistas durante entrevistas;
- Fazer um planejamento estratégico para construção da reputação da marca;
- É a voz da empresa em casos de gerenciamento de crise.
É possível perceber que um assessor de imprensa faz várias atividades que são estratégicas, tudo isso com um único objetivo: cuidar e construir a marca por meio de um relacionamento constante com os jornalistas.
O objetivo do trabalho de um assessor de imprensa é promover a imagem da empresa de forma positiva, aumentando sua visibilidade, além de despertar o interesse da imprensa nas histórias e campanhas de sua organização.
Uma pesquisa recente feita pelo portal
Comunique-se, divulgada em novembro de 2020, aponta que este profissional é a fonte primária buscada por um jornalista quando busca a visão da empresa sobre um acontecimento.
- 75% dos jornalistas acreditam que os assessores de imprensa são a fonte mais confiável na divulgação de informações;
- 51% dos jornalistas disseram que a atuação do assessor é essencial para seu trabalho.
Entenda aqui as diferenças entre assessoria de imprensa e agência de propaganda.
Quais são as ferramentas usadas por assessor de imprensa?
Agora que já foi possível entender o que faz um assessor de imprensa, quro explicar um pouco sobre as ferramentas que usamos no nosso dia a dia para exercer o nosso trabalho e conquistar notas e entrevistas em diferentes veículos de comunicação.
Press release
Esta é uma das ferramentas mais tradicionais e serve para que a empresa informe à imprensa sobre diversos acontecimentos e lançamentos que ela está preparando. Ele pode ser feito de vários formatos e tem muitos objetivos.
Temos aqui na Publikaí um artigo que justamente explica os diversos
tipos de releases profissionais. Leia com atenção!
Mailing list
É a nossa agenda! No nosso mailing estão todas as informações dos jornalistas que atuam nas redações (nome, telefone, celular, whatsapp, e-mail, o veículo em que eles trabalham, as editorias trabalhadas, o tipo de conteúdo que ele produz, informações sobre o último contato e também sobre o sucesso de pautas antigas).
Esse material deve ser constantemente atualizado, uma vez que as redações sofrem alterações constantes.
Sem um bom mailing list, o trabalho de um assessor de imprensa será muito mais complicado e desafiador.
Habilidades que um assessor de imprensa deve ter
Esse profissional não terá um horário padrão de trabalho na maioria das vezes. Além do mais, esta função envolve a ligação direta com a mídia, clientes, colegas da imprensa e membros da gestão da empresa.
Por isso, algumas habilidades são imprescindíveis para que o assessor de imprensa desenvolva seu trabalho de forma efetiva. Dentre elas, se destacam:
- Consciência dos diferentes públicos e a sensibilidade para saber como tratá-los;
- Boa comunicação interpessoal;
- Excelente domínio da escrita e da fala;
- Capacidade de persuasão;
- Habilidade em lidar com críticas e com a pressão;
- Flexibilidade;
- Facilidade em relacionar-se e trabalhar em equipe;
- Abertura ao diálogo;
- Interesse por notícias e atualidades.
É o conjunto dessas qualidades que vai levá-lo a desenvolver um bom trabalho e atingir os objetivos iniciais do contrato.
Quais são os benefícios de contratar um assessor de imprensa?
Já falei aqui sobre quais são as atividades deste profissional e as ferramentas que ele usa na sua rotina, mas você ainda pode ter algumas dúvidas sobre quais os benefícios que ele pode gerar para a sua marca, seja uma personalidade pública ou empresa.
Se é esse o seu caso, fique tranquilo, pois vou elencar alguns dos benefícios a seguir.
Lançamento de novos produtos
O assessor de imprensa atua em conjunto com o departamento de marketing para “cavar” pautas relacionadas a um novo produto ou serviço que a empresa está lançando.
Entre os casos mais famosos está Steve Jobs, então CEO da Apple, que sempre organizava grandes coletivas de imprensa na semana de lançamentos da marca. No dia seguinte, grandes veículos repercutiam as falas dele e o que estava por vir.
Construção de marca
Durante os anos, a imprensa construiu uma relação de credibilidade com a população. Desta forma, as entrevistas e citações que nela aparecem acabam por absorver parte desta confiança, o que colabora para uma construção de marca a médio e longo prazo.
E esse é o grande ganho das ações de uma assessoria de imprensa. Se manter presente na mídia, te colocará em um patamar diferenciado!
Neutralização de crises
Com o avanço da tecnologia e das mídias sociais, as crises se instauram em segundos e repercutem pelos quatro cantos do país. É praticamente inevitável que elas surjam, mas a marca precisa ter um protocolo de atuação para estas situações e também ter consciência do seu papel na sociedade.
Por exemplo, um caso de agressão animal em um importante supermercado na grande São Paulo recebeu muita atenção dos consumidores, anônimos e famosos. O acontecimento repercutiu em jornais regionais e nacionais, com adição de outras ocorrências que ainda eram desconhecidas.
Nestas situações, dependendo da abordagem que a marca dá, a crise é ainda mais ampliada.
Não basta vir a público e pedir desculpas, é necessário informar à imprensa para que os consumidores saibam das medidas que a marca tomará a partir deste acontecimento.
O assessor de imprensa por, inclusive, usar o espaço para convocar representantes da sociedade para que, juntos, possam elaborar um plano efetivo para que este tipo de situação não venha a se repetir dentro das instalações da empresa.
É a hora de contratar uma assessoria de imprensa?
Contar com um time de assessores para te auxiliar no relacionamento com a imprensa é uma das principais vantagens que você terá ao tomar essa decisão. Além disso, você contará com uma empresa que já tem um relacionamento construído com jornalistas e um mailing list bem otimizado.
Este trabalho é desafiador, mas extremamente importante. Afinal de contas, se uma empresa ou marca faz algo significativo, mas ninguém sabe, como isso poderá ser notado? Sua empresa deve investir em comunicação 360º, trabalhar com a imprensa e também com o marketing para alcançar os objetivos do negócio.
Se depois de entender o que faz um
assessor de imprensa você reconhece a importância dessa estratégia e quer aumentar a visibilidade da sua marca,
vamos marcar um bate papo. Conheço o caminho para lidar com os jornalistas e colaborar para aumentar a credibilidade do seu negócio.