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O que é mailing de imprensa? Para que serve?

O que é mailing de imprensa

Empresas precisam cuidar da sua imagem pública e expandir seu alcance a fim de prosperar no mercado em que atuam, construindo uma credibilidade que será fator decisivo para negócios futuros. Um dos passos para isso é por meio de um relacionamento forte com a mídia, é aqui que entra em ação o mailing de imprensa.

Elaborar press release, assim como selecionar histórias e notícias cativantes para enviar à imprensa, por meio de sugestão de pauta, são estratégias valiosas para alcançar esses objetivos.

Mesmo sendo uma prática tão comum a tantas entidades, um fator que determina o sucesso dessas ações, às vezes, é negligenciado.

Trata-se do mailing de imprensa, uma ferramenta essencial para garantir que a história seja encaminhada ao profissional e ao canal corretos.

Para saber o que é mailing de imprensa, a função e a relevância desse recurso-chave para a comunicação, continue a leitura!

Mailing de imprensa: unindo a pauta certa ao jornalista certo

Esse é um arquivo que reúne contatos de jornalistas, blogueiros, redatores, repórteres e outros profissionais da área de comunicação e mídia com quem se pretende ter um relacionamento mais próximo.É a famosa agenda de papel, lembra? 

Cada contato é incluído na lista por ser candidato relevante a receber pautas, press release e notícias em geral sobre a empresa.

A relevância é determinada pela compatibilidade entre o escritor, seu veículo de notícias e uma série de fatores relativos à empresa e pode variar de acordo com o tema abordado.

Por exemplo, o público leitor do canal de comunicação escolhido precisa coincidir com o público-alvo ou com a persona que a empresa deseja atingir

Ao mesmo tempo, a história enviada pelo departamento de comunicação ou pela assessoria de imprensa deve pertencer a um tema comumente abordado pelo canal a fim de despertar interesse e ser publicada.

Por considerar esses e outros aspectos, o mailing de imprensa reúne profissionais selecionados criteriosamente com as maiores probabilidades de publicar a história enviada e que agregarão mais valor à empresa ao fazer isso.

Veja aqui como despertar a curiosidade por meio dos gatilhos mentais.

Como criar um mailing de imprensa?

Você viu acima o que é mailing de imprensa e a importância deste tipo de cadastro para agilizar o envio de sugestões de pauta, agora é hora de entender como criar o seu.

O conjunto de potenciais canais para publicação pode ser registrado em uma planilha local, na nuvem ou em uma ferramenta criada especificamente para esse propósito.

Independente da forma de registro, a relação deve conter os principais dados dos profissionais e ser atualizada frequentemente para compreender eventuais mudanças que são comuns nas redações.

Confira os itens que não podem faltar no mailing:

  • Nome completo do profissional;
  • Jornal, portal ou site para o qual escreve;
  • Tipo de mídia (impressa, online, rádio ou televisão);
  • Tópicos de interesse;
  • Dados para contato.

Caso a lista abranja profissionais de diferentes regiões ou países, informações como localização, língua em que escreve e melhor horário para contato (com base no fuso-horário) devem ser adicionadas para contribuir na organização e uso do mailing de imprensa.

Como elaborar uma lista de contatos midiáticos?

O mailing de imprensa pode ser criado pela própria empresa interessada ou por uma agência que oferece soluções de assessoria de imprensa.

Em ambos os casos, o processo de elaboração é pautado pelos interesses da empresa e pela busca dos jornalistas e canais que possam contribuir para alcançá-los.

Defina seus alvos

Ter clareza sobre o público-alvo e a persona é uma condição fundamental para executar diversas estratégias de marketing, vendas, entre outras ações necessárias para manter uma organização crescendo com força.

Nas táticas de comunicação usadas para expandir o alcance e manter uma boa imagem pública da empresa, isso não é diferente.

Portanto, apenas partindo desta certeza, é possível estipular quais são os melhores candidatos para publicações sobre a organização.

Uma vez com os alvos definidos, pode-se pesquisar quais canais, jornais e tipos de histórias são consumidas por eles.

Veja aqui dicas de como fazer sugestão de pauta.

Conheça jornais relevantes para sua empresa

Dentre os jornais, blogs, perfis relevantes em redes sociais e outros canais cujo público leitor coincide com a persona da empresa, você deve filtrar aqueles com maior probabilidade de demonstrar interesse nas histórias, press releases e pautas a serem enviadas.

Além de conhecer o tipo de publicação feita pelo veículo de informação, é importante ter expectativas realistas conforme o porte do negócio. Isto é, se você tem uma pequena ou média empresa, não empregue seus esforços enviando pautas para os gigantes do jornalismo logo no início.

Não queremos dizer que você não deva “sonhar alto“, como explica Dmitry, fundador do JustReachOut, plataforma que auxilia na construção de mailing lists.

Mas sim que é necessário ganhar credibilidade com canais midiáticos menores para construir parcerias com veículos de maior destaque. Desta forma, mire nesses perfis ao montar sua lista.

Eleja os profissionais ideais

Nesta etapa, você irá pesquisar quem, dentro de cada jornal, blog ou portal, produz o conteúdo mais relacionado à empresa

Por exemplo, se a organização que está montando o mailing de imprensa trabalha com cosméticos para jovens adultos, saber quem é o responsável pela editoria de dicas de maquiagem de uma revista para esse público é uma informação muito valiosa, concorda?

Após encontrar os nomes, os dados de contato podem ser obtidos pela própria página da publicação, em plataformas como o Linkedin ou mesmo mecanismos de busca como o Google.

Com os dados em mãos, reúna-os de forma organizada e prática para fazer o melhor uso possível do seu mailing de imprensa.

Vale sempre reforçar que em diversos setores, a decisão mais estratégica é contratar profissionais que compreendam as necessidades e entreguem o resultado, deixando os funcionários internos focados naquilo que fazem de melhor.

Desta forma, se você está interessado em entender o que é mailing de imprensa e percebe uma dificuldade em fazer sua marca virar notícia, talvez esteja usando os recursos errados.

Por atuar exclusivamente no segmento de comunicação, a empresa de assessoria de imprensa Publikaí entende que toda informação precisa ser facilmente compreendida pelo receptor, devendo despertar curiosidade para conquistar a mídia espontânea. Temos um relacionamento forte com as redações, o que coloca nossos clientes em evidência com mais facilidade.

Nesse sentido, sempre atuamos para ampliar a visibilidade da marca pela imprensa.

Se você tem feito todo esse trabalho de relacionamento com a imprensa e a sua empresa não consegue a visibilidade que merece, está na hora de marcar um bate papo com a nossa equipe aqui da Publikaí. Temos a solução ideal para te transformar em notícia!

Depois de ler aqui o que é mailing de imprensa e como montar o seu, que tal entender melhor como funciona o monitoramento de marca e o que é media training.

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Autora

Ludmila Baldoni
Ludmila Baldoni

SEO Publika.ai

Comunicativa por natureza ingressou na faculdade de jornalismo ciente do que queria para a sua trajetória profissional e desde então, a assessoria de imprensa se tornou sua grande paixão.

Com mais de quinze anos de experiência, já atuou como consultora em projetos de comunicação, coordenou e liderou equipes de jornalistas, organizou feiras e eventos, gerenciou ações de marketing em todo o país.

Durante seis foi anos foi sócia de uma assessoria de imprensa e recentemente decidiu buscar vôos mais altos e fundou a Publikaí, uma agência que tem como missão encontrar soluções de comunicação através de modelos multissetorias.

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