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Hubert Humphrey, ex-presidente dos Estados Unidos, disse uma vez: “É sempre um risco falar com a imprensa: é provável que ela relate o que você diz”. Humphrey foi categórico. E parece que esse “tal risco” em falar com a imprensa tem sido visto, de perto, aqui em terras tupiniquins.

O atual presidente do Brasil não costuma conversar com a mídia diretamente e quando o faz, já sabemos o que esperar, respostas rápidas, diretas, irônicas e em alguns casos, com tons de agressividade. Embora isso destoe do que se espera para um representante, não podemos afirmar que essa característica também não seja treinada pela sua equipe de comunicação.

Afinal, a maneira como nos apresentamos é fundamental para transmitir uma imagem. Vestimenta, gestos, postura, linguajar, tudo é analisado e definido pela equipe de comunicação usando como base a mensagem principal que precisa ser repassada.

Vou te dar um exemplo clássico: lembra de um caso famoso (que virou filme, inclusive) de um homicídio onde a filha, o atual namorado e o irmão dele mataram um casal em um bairro nobre de São Paulo? Quando tudo veio à tona, a mandante do crime foi entrevistada por inúmeros programas de televisão. E eu te pergunto: Lembra como ela estava vestida? Como ela se comportava frente às câmeras?

Pois é. O media training, ou treinamento de mídia, na tradução livre, tem o objetivo de preparar o interlocutor para entrevistas. E por isso que sempre reforçamos com nossos clientes a importância de um trabalho estratégico de media training para aproveitar todos os benefícios deste tipo de exposição.

Este é um dos investimentos mais importantes que uma companhia pode ter em capacitação dos gestores para que toda exposição agregue valor ao negócio.

Se você investe atualmente ou pretende contratar uma empresa de assessoria de imprensa, saiba que terá que aperfeiçoar as suas habilidades em lidar com os jornalistas.

Muitas vezes, o espaço para você aparecer é pequeno e é preciso saber conduzir e repassar as informações principais.

Então, te convido a uma reflexão. Se você:

Se uma ou mais respostas são positivas, você precisa urgente fazer um media training. E agora vou te contar como ele é feito. Boa leitura!

O que é media training?

Este é um programa de preparação profissional criado para ensinar executivos, equipes de relações públicas, representantes, figuras públicas e outras pessoas que falam em nome de uma empresa, marca ou grupo, as ferramentas e estratégias de que precisam para garantir que qualquer interação com a mídia tenha um impacto positivo.

As técnicas e estratégias de media training podem ser utilizadas para conversar com jornalistas, fazer divulgações e preparar comunicados para a imprensa ou em outros contatos com profissionais da comunicação.

Este treinamento geralmente é feito por profissionais da área de Relações Públicas, Comunicação Social, Jornalismo ou outras semelhantes. Inclusive, este é um dos temas trabalhados pela Publikaí sempre que iniciamos os serviços com nossos clientes.

Uma das principais funções do media training é fazer com que representantes de empresas ou personalidades públicas comuniquem-se de uma maneira que torne sua mensagem clara e vá ao encontro do objetivo traçado inicialmente. Com essa preparação é possível evitar também que se dê informações sigilosas, ou que possam ser mal interpretadas, por exemplo, ou que se caia em armadilhas ou não se saiba responder perguntas inesperadas.

Informação sigilosa precisa de critério e negociação prévia para ser dita. Lembre-se, jornalistas estão sempre atrás de furos de reportagens.

Como é o processo do media training?

De forma geral, o media training ensina a transmitir uma mensagem estratégica que seja interessante para aquele veículo. Embora as sessões de treinamento variem de acordo com as necessidades da empresa e dos profissionais envolvidos, ele consiste no ensino teórico e prático de métodos para lidar com a imprensa e pode incluir:

O media training ensinará também o momento de se entrar em um assunto ou evitá-lo e como fazer isso, bem como o tipo de linguagem para se usar, seja verbalmente ou por escrito.

O processo de entendimento do que é media training e como usá-lo a seu favor passará por outros pontos importantes como saber se vestir adequadamente para diversas circunstâncias, técnicas de persuasão e controle emocional, comunicação assertiva e outras habilidades, que podem ser extremamente úteis para evitar ruídos na comunicação e mal-entendidos, contribuindo para transmitir a mensagem pretendida da melhor forma possível.

A duração média de um programa de treinamento de mídia varia de acordo com as necessidades da empresa e os tópicos cobertos. Alguns programas duram algumas horas, outros levam mais de um dia.

Fora isso, alguns trabalhos podem exigir uma consultoria que acompanhe toda a jornada de comunicação da empresa, uma vez que as situações nunca são iguais e podem pedir atitudes diferentes.

O ideal é que todo mundo que lida diretamente com a imprensa participe deste tipo de treinamento.

Te faço uma pergunta: como você lida atualmente com a imprensa? Reflita sobre essa estratégia.

Vantagens do media training

Quem lida com a imprensa, quer fazer isto da melhor maneira possível. Existem alguns benefícios que vêm com um bom trabalho de media training. Veja só:

O treinamento de mídia pode dar aos representantes, porta-vozes, figuras públicas e a quem mais interessar, a confiança e as habilidades necessárias para desempenhar bem seu trabalho. Também criará um ambiente seguro e privado para esta prática dentro da empresa

Invista em media training

Portanto, se você tem o alcance da mídia como um componente de sua estratégia de relações públicas ou branding, o media training deve ser feito como prioridade para alavancar todo o potencial deste canal de divulgação.

Não é suficiente ter conhecimento e experiência sobre seu próprio mercado. Aqui, se trata de inserir a mensagem da sua empresa na comunicação externa de forma relevante e dentro dos seus objetivos de negócio.

Saber expor-se na mídia de forma positiva é uma verdadeira arte e os profissionais de assessoria de imprensa e relações públicas conseguem aproveitar essa exposição de forma estratégica. Por conta disso, são as pessoas mais indicadas para fazer um treinamento com executivos para que eles tenham bom desempenho nestas aparições.

Assim, será possível garantir boas relações públicas para sua organização e oportunidades adicionais para maior exposição na mídia.

Esteja você procurando comunicar o lançamento de um novo produto ou responder a consultas de relações públicas sobre sua organização, o media training ajudará sua marca a aparecer de forma estratégica.

Vale destacar que estar preparado para falar com a imprensa pode ser crucial no momento de gerenciar uma crise. Se você parecer despreparado, com certeza, as ações para reverter essa má impressão serão mais complexas e poderão durar mais tempo.

Aqui na Publikaí, lidamos com esse tipo de treinamento e consultoria. Saiba mais sobre nossos serviços aqui e também em nosso perfil no Instagram.

Depois de entender aqui o que é media training e a sua importância para as estratégias da sua empresa, aproveite também para ver mais sobre:

O que faz um assessor de imprensa?

O que é e quais são os benefícios de criar um blog corporativo?

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