Fazer o
monitoramento de marca significa acompanhar o que as pessoas têm dito sobre ela na internet e também na opinião pública. Isso é importante para neutralizar crises e também direcionar planejamentos e decisões estratégicas.
Como sabemos, a internet é hoje um canal formador de opinião e livre para que consumidores expressem a opinião sobre diversas coisas, inclusive marcas e produtos. As pessoas compartilham suas ideias online, e muitas outras se identificam, disseminam as mensagens e tornam as informações maiores do que inicialmente.
Isso significa, por exemplo, que
um simples comentário sobre uma marca pode ganhar grandes proporções e, então, influenciar outras pessoas, online ou fora da grande rede.
Esse tipo de influência pode ser boa, por exemplo quando acontecem elogios à marca, mas também pode ser negativa, quando os comentários são
reclamações ou críticas.
Ou seja, o que as pessoas falam sobre sua marca pode ter influência direta nos seus resultados, seja trazendo mais público, seja afastando seus consumidores.
Logo, acompanhar de perto a reputação da sua marca é uma medida estratégica, sendo uma tarefa que precisa ser implementada em todo tipo de empresa.
Por que fazer monitoramento de marca?
É importante que alguém, ou que uma equipe, sempre fique responsável pelo monitoramento da marca. Na internet, as informações se espalham rapidamente, e então é essencial estar sempre atento sobre o que tem sido dito sobre a empresa.
Principalmente nas situações de crises, quanto mais rápidas as respostas, menos “estragos” podem acontecer.
Mas como fazer o monitoramento de marca? Esse é um processo mais trabalhoso do que parece. Porém, como você vai ver mais abaixo, pode trazer várias vantagens.
Para fazer o monitoramento de marca, é preciso começar pelo seu site e pelas páginas da marca nas redes sociais. O ideal é acompanhar comentários, mensagens diretas, likes e deslikes, e entender o que tem agradado ou não.
Contudo, saiba que os usuários não vão falar da sua marca apenas nas suas páginas. Eles podem abordar o assunto em suas próprias redes sociais ou até nas páginas de concorrentes.
Já pensou ter um usuário criticando sua marca e dizendo que a concorrente é melhor, na página da concorrente? Isso pode ter certa influência nas suas vendas.
Então, o monitoramento da marca precisa ser feito, basicamente, em toda a internet. Fique atento a tudo o que estão dizendo da sua marca. Assim, você poderá controlar crises ou usar algumas situações a seu favor.
Diversas ferramentas já fazem este tipo de triagem e podem ser treinadas para classificar as citações como boas, neutras ou ruins. Elas podem ser configuradas para emitir alertas sempre que algo fora do comum acontecer, acionando o time responsável para fazer uma intervenção humana.
5 resultados que o monitoramento de marca pode trazer
Agora que você já sabe um pouco sobre como monitoramento da marca, deve estar se perguntando qual é a necessidade de implementar tal estratégia. Bem, para que entenda quais são os benefícios dessa estratégia, leia os tópicos abaixo:
Controlar a narrativa
Crises podem surgir do nada para sua marca. Alguém que comprou um produto defeituoso ou que não ficou satisfeito com seu serviço pode publicar sua opinião na internet. Dependendo da situação, esse comentário pode ter efeitos desastrosos. Ou, ao menos, influenciar outras pessoas do círculo social daquele indivíduo.
Não importa o tamanho da crise: sua marca precisa evitá-la. Para isso, é preciso estar atento ao que as pessoas estão dizendo sobre a empresa, seus produtos e serviços.
Essa é uma forma de entender rapidamente o que está acontecendo e oferecer respostas rápidas. Atendimento ágil tende a diminuir os danos à marca.
Além disso, fica mais simples contornar rumores ou fake news. Desta forma, controlar a narrativa é essencial para evitar ruídos.
Por exemplo: se o produto adquirido pelo usuário estava mesmo defeituoso, será preciso pedir desculpas e oferecer uma compensação. A preocupação da marca com seu consumidor agrada aos usuários e diminui riscos a sua reputação.
Entender as redes sociais
Você sabe se o planejamento de marketing da marca tem trazido bons resultados? Como as pessoas reagem a ele?
O monitoramento da marca permite entender esses resultados, especialmente nas redes sociais. A internet precisa ser usada a favor da marca para que seja conseguido um bom resultado por meio dela. Para isso, é preciso entender as tendências, a opinião das pessoas e mais.
Este mesmo monitoramento ajudará a enxergar mudanças na concorrência ou mesmo novas ações feitas por cada competidor, antecipando a tomada de decisão.
Relacionamento com seu público
Dean Rusk, ex-secretário de estado dos Estados Unidos da América, uma vez disse que “A melhor maneira de persuadir as pessoas é com os ouvidos – ouvindo a elas”. Isso serve perfeitamente para sua marca!
É essencial ouvir seu público e se relacionar com ele. Responder a comentários, as críticas, as mensagens diretas e quaisquer outras interações que ele fizer com a empresa.
Quando o consumidor se sente ouvido, ele tende a se sentir mais atraído por uma marca. Uma simples interação, como agradecer a elogios, pode fazer grande diferença.
Geração de novas ideias
O monitoramento da marca também pode ajudar a pensar em novos produtos e serviços. Ao monitorar quais são as dores do seu público, fica mais fácil buscar por soluções para atendê-las.
Da mesma forma, é possível avaliar diferentes usos das soluções propostas para incorporá-las na apresentação ou ainda orientar o público sobre formas seguras de uso.
Com esse acompanhamento de perto, as equipes de marketing e de produto terão muita informação valiosa para repensar novos caminhos para a empresa.
Identificação de autoridades
Por último, fazer o monitoramento é importante para identificar autoridades no seu ramo. Hoje, investir em influencers pode trazer ótimos resultados para uma marca. Afinal, se uma pessoa com proeminência diz que você tem algo de bom a oferecer, isso vai influenciar outras pessoas.
Neste monitoramento de marca podem surgir outros pequenos influencers que, juntos, podem potencializar as suas ações de marketing com um custo menor e gerar maiores resultados.
É preciso lembrar que o monitoramento de marca deve ser uma estratégia contínua, feita com atenção. Ela poderá ser de grande ajuda na conquista e fidelização de consumidores, e também na gestão de crises e adaptação do marketing da marca.
Depois de entender os benefícios e a importância de fazer monitoramento de marca, aproveite também para dedicar um tempinho para ler outros materiais que preparamos para você:
05 benefícios que uma assessoria de comunicação pode gerar
Entenda o que é release profissional