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O que é editorial
Dentro de toda área, existem alguns termos que somente as pessoas envolvidas compreendem claramente os seus significados. Dentro da comunicação, não é diferente e temos um dialeto próprio, aqueles jargões típicos de jornalistas, marqueteiros e profissionais de comunicação. Mas, como um dos meus propósitos é levar conhecimento, eu resolvi  escrever e explicar o que é um editorial. E antes de explicar exatamente o que se trata um editorial, quero ressaltar que as matérias jornalísticas tradicionais têm como princípio básico a imparcialidade, já os editoriais não. Eles são um tipo de conteúdo opinativo sobre determinado assunto, totalmente parcial e que apresenta o ponto de vista de quem o escreve. Você consegue ver modelos deste tipo de conteúdo em jornais e revistas, geralmente sob os títulos de: “Carta ao leitor”, “Carta do editor” ou até como “Opinião”. Consegue entender a diferença? Isso é muito importante na hora de começar a redigir o material, afinal, cada um tem o seu objetivo e deve ser usado em situações específicas. Por exemplo, enviar um modelo de conteúdo neste formato como proposta de release é um grande erro que muitas empresas cometem. Para que isso não aconteça com você, leia com atenção este conteúdo especial elaborado pelo nosso time de marketing de conteúdo da assessoria de imprensa Publikaí.

O que um editorial apresenta?

Os editoriais são muito comuns em jornais e revistas, como já comentei acima, mas também podem aparecer na TV e em outras mídias. E para que não sejam entendidos como matérias jornalísticas, no topo do texto costuma haver a palavra “Editorial” ou “Opinião”. Assim, torna-se mais difícil que um leitor “desavisado” entenda aquele texto como uma matéria jornalística isenta. Aliás, essa indicação como “editorial” é fundamental e imprescindível. Por meio dela, o leitor consegue identificar que aquela é a opinião de uma determinada pessoa, que não pode ser confundida com uma matéria jornalística, material publicitário ou outro tipo de conteúdo. Logo, não é a verdade absoluta, “nua e crua”, mas a opinião de alguém sobre aquela verdade. Costuma ser um conteúdo com uma interpretação dos fatos, enquanto que uma matéria jornalística é, ou ao menos deve ser, apenas o relato dos acontecimentos, sem opiniões expressas. Vale destacar que um editorial, por mais opinativo que seja, ainda tem compromisso com a verdade. Ele deve informar, mas apresentando a parcialidade do autor. Então, um editorial pode dizer, por exemplo, que não concorda com o uso de determinado cosmético para o rosto. Pode não concordar, mas não vai dizer que o produto provoca acne ou manchas, se não há nenhum indício disso. Além de jornais e revistas, sites também podem ter espaço para editoriais. Esses conteúdos opinativos vão apresentar o que a empresa de comunicação ou então sua redação acham sobre determinado assunto. Quando um conteúdo apresenta a opinião da redação, em vez da empresa como um todo, ele costuma vir com o nome do colunista ou editor do artigo. Quando não, é tratado como a opinião daquele veículo. Há também os canais que abrem espaço para a publicação de artigos de outros profissionais, pessoas isentas ao veículo, que analisam uma situação/ um fato e escrevem sobre ele. Esse trâmite, acaba sendo articulado pela equipe de assessoria de imprensa, que busca estas oportunidades para os assessorados. Leia aqui: O que é um publipost?

Para que serve um editorial?

O editorial tem como objetivo não apenas expor as opiniões de um veículo ou profissional, ele também busca influenciar a opinião pública. Afinal, os artigos “convidam” as pessoas a pensarem como eles. Os editoriais também buscam estimular o pensamento crítico. O leitor pode concordar ou não com as opiniões de um autor, e então desenvolver suas argumentações em cima dele. Como citamos, também é uma oportunidade de o veículo de comunicação dar voz aos seus produtores de conteúdo e pessoas isentas. E, claro, de divulgar a opinião daquela empresa sobre determinado assunto.

Tipos de editorial

Agora que você já sabe o que é um editorial, é hora de entender os formatos mais comuns: existem quatro tipos básicos de editorial. E embora não seja necessário indicar esse tipo de conteúdo ao leitor, uma vez que ele será percebido no tom do conteúdo. Contudo, alguns veículos colocam uma informação pequena para identificar o material e nós vamos te ajudar a entender estas classificações. Além disso, para quem trabalha em comunicação, conhecer os tipos de editorial pode facilitar a sua produção. Cada um deles tem um objetivo e, dominando o modelo, você terá mais sucesso no seu objetivo de produção.

Editorial explicativo

Um editorial do tipo explicativo é uma contextualização dos fatos e da opinião do jornal, site ou empresa sobre um determinado assunto. Por meio desse tipo de editorial, é possível interpretar as informações e deixar mais clara ao leitor a opinião da empresa sobre o tema. Esse, e o editorial crítico são os mais comuns, especialmente em veículos como jornais impressos e online.

Editorial crítico

Tem como objetivo criticar ações de terceiros. Pode ser desde situações de pessoas comuns, que foram alvo de matérias jornalísticas, até atitudes de personalidades públicas, como políticos e atores. Aliás, o conteúdo com críticas aos políticos é um dos tipos de editorial mais comum. Além da crítica, artigos desse tipo costumam apresentar soluções melhores do que as tomadas pelo objeto da crítica.

Editorial persuasivo

O principal objetivo de um editorial persuasivo é convencer, persuadir o leitor a tomar determinada atitude. Esse tipo de editorial geralmente apresenta linguagem mais apelativa. Não no sentido “ruim” da palavra, mas que atrai o leitor o tempo todo, tentando convencê-lo a determinada ação.

Editorial elogioso

Por último, um editorial como esse busca mesmo elogiar pessoas e organizações. Geralmente, ele fala de ações notáveis, como as atitudes de bons cidadãos ou as realizações de ONGs e empresas que beneficiaram a comunidade. Produzir editoriais pode ser atraente para aproximar o veículo do leitor e também para deixar clara a opinião da empresa. Mas é essencial sempre indicar que determinado conteúdo é um editorial. Não se esqueça disso! Assim, você vai evitar que o material seja entendido como uma matéria jornalística imparcial.

Quer melhorar a imagem da sua empresa?

Ter exposição na mídia é um trabalho que exige diversas atividades, desde a interpretação do que é notícia, seleção dos fatos, elaboração do conteúdo até o relacionamento constante com os jornalistas que atuam nas redações. Além disso, se mostrar presente sempre que os jornalistas necessitam de uma fonte para exemplificar algum tema abre as portas para conseguir cavar oportunidades para destacar sua empresa no futuro. Se você tem feito todo esse trabalho e a sua empresa não consegue a visibilidade que merece, está na hora de marcar um bate papo com a nossa equipe aqui da Publikaí. São mais de 15 anos atuando no trabalho de relacionamento com a mídia por meio de assessoria de imprensa com milhares de pautas publicadas, alcançando diversos públicos em todo o país. Chega de perder tempo e dinheiro! Além de entender o que é um editorial, aproveite para ler mais sobre: Para que serve um media training? Qual é a utilidade de um blog corporativo? Também estamos no Instagram, siga lá o perfil da assessoria de imprensa Publikaí e acompanhe as novidades!
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Autora

Ludmila Baldoni
Ludmila Baldoni

SEO Publika.ai

Comunicativa por natureza ingressou na faculdade de jornalismo ciente do que queria para a sua trajetória profissional e desde então, a assessoria de imprensa se tornou sua grande paixão.

Com mais de quinze anos de experiência, já atuou como consultora em projetos de comunicação, coordenou e liderou equipes de jornalistas, organizou feiras e eventos, gerenciou ações de marketing em todo o país.

Durante seis foi anos foi sócia de uma assessoria de imprensa e recentemente decidiu buscar vôos mais altos e fundou a Publikaí, uma agência que tem como missão encontrar soluções de comunicação através de modelos multissetorias.

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