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O que é publipost? Como usar?

O que é publipost?
Para boa parte dos consumidores, é difícil compreender nitidamente o que é um publipost, e apesar do termo estar presente em muitos dos conteúdos que consumimos, esse tipo de material pode ser confundido com informações tradicionais veiculadas por influenciadores em suas redes sociais ou mesmo em grandes veículos de comunicação. Então vamos lá: os publiposts são aquelas publicações nas quais uma pessoa fala sobre determinado produto ou serviço, através da sua experiência.Sabe quando você está na dúvida em adquirir algo e corre para o Google para pesquisar sobre ele e encontra diversas personalidades da Internet falando sobre ele? Pois é, isso é um publipost. Uma publicidade criada por uma terceira pessoa com cunho informativo. A ideia é promover marcas de forma mais natural do que uma exposição tradicional por banners ou outros formatos de mídia e pode ser feita em redes sociais, sites, blogs e vlogs. Por conta do forte uso desta modalidade, resolvi trazer a você uma explicação completa sobre o que é publipost e mais algumas informações sobre:
  • A definição de publipost;
  • Como se dá seu funcionamento;
  • As características desse tipo de conteúdo;
  • Os fatores que influenciam no custo;
  • As vantagens de adotar essa estratégia de marketing.
Além desse tema, temos aqui também algumas dicas de conteúdo para blog corporativo e também explicamos o papel do influenciador digital. Vale destacar que uma determinação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) obriga marcas e os influenciadores a informar ao público quando um conteúdo veiculado é patrocinado por uma empresa ou não.

O que é publipost?

O publipost é um tipo de publicação paga na qual o responsável por um site/ blog ou um influenciador digital promove o produto ou serviço da empresa em formato diferente das publicidades tradicionais. Por ser confundida com uma reportagem ou review feito de forma independente, o Conar decidiu impor restrições e exigiu que o consumidor fosse informado de que aquele conteúdo é patrocinado. Para o usuário comum, a concepção de publipost ou post comum é quase imperceptível. Porém, esse tipo de conteúdo costuma ressaltar apenas os pontos positivos do assunto ali tratado ou ainda promover comparativos que favoreçam o produto da contratante, mas de uma forma sutil para que o consumidor não consiga perceber. O publipost se aproveita do engajamento do influenciador ou da reputação de um veículo de comunicação para gerar destaque para a contratante. Bem feito, ele produz o efeito desejado e bons resultados para a empresa.

Como funciona na prática?

Vamos exemplificar a dinâmica básica de um publipost para ilustrar seu funcionamento. Imagine que uma blogueira conhecida por compartilhar dicas sobre produtos veganos foi contratada para divulgar batons de uma linha de maquiagem de uma nova empresa que chegou ao mercado. Aqui há uma clara coerência entre o público-alvo da marca e a audiência do canal/perfil escolhido. Como consequência disso, os seguidores estarão receptivos à publicação, visto que ela se comporta como uma adição natural e genuína diante do tipo de conteúdo produzido pela blogueira. Ao ter seu produto e site divulgados por uma figura influente, a marca pode se beneficiar com aumento no tráfego, melhora no posicionamento nos mecanismos de pesquisa e ganho de autoridade na área. Mas não se prenda apenas aos perfis de influenciadores nas redes sociais ou YouTube, o formato de publipost pode ser uma matéria patrocinada que fala sobre o lançamento de um novo carro elétrico e que seja veiculada em sites de alcance nacional ou mesmo aqueles que abordam os últimos lançamentos automotivos. Logo, entender o que é publipost é essencial para avaliar o uso desta estratégia nas suas ações de comunicação e de marketing, seja para neutralizar uma pequena crise ou mesmo para expandir a atuação da empresa e captar um novo público.

Quais são as características de um publipost?

Para alcançar bons resultados, é ideal que o publipost assuma características de um native ad, isto é, seja desenvolvido a fim de parecer uma adição natural ao ambiente onde será publicado. Dessa forma, ele não pode ser incompatível ou “forçado” em relação ao conteúdo usualmente divulgado pelo canal. Outro traço importante é o distanciamento do tom persuasivo e claramente comercial dos anúncios tradicionais. Isso porque o conteúdo visa educar, entreter e informar quem o lê e não apenas promover um item a ser desejado. Por isso, como ressalta o site Meu Redator em artigo sobre o assunto, o publipost exige a aplicação da técnica de link building com maestria, sendo preciso escolher um texto âncora condizente com o conteúdo e com o endereço de destino. Quando isso não ocorre, a publicação adquire o aspecto “forçado” e perde a efetividade. Além destes pontos, é importante avaliar o tipo de conteúdo produzido habitualmente pelo veículo/ influenciador em questão e adaptar toda a informação para a linguagem e elementos de uso recorrente para que ele seja incorporado pelo leitor tradicional.

Quem pode criar um publipost?

Depois de feita a negociação entre marca e influenciador/ site, cada acordo pode prever que o conteúdo final será produzido pela empresa ou por quem for veicular. Não há regras, mas é importante que o material em questão tenha a linguagem de quem vai publicar e não a da marca, caso contrário não conseguirá a neutralidade do público. O mais comum é que o time de comunicação ou a assessoria de imprensa da marca contratante elabore um escopo (briefing) detalhado de todos os elementos que devem estar presentes no publipost ou até conceber o material final. Assim, as particularidades do canal (blog, rede social etc.) e do conteúdo enquanto publicidade precisam ser respeitadas para um resultado satisfatório.

O que não pode faltar em um publipost?

Além das características principais que ressaltamos, todo publipost deve, obrigatoriamente, ser sinalizado como tal. Lembra que comentei no início do texto sobre a determinação do Conar? O consumidor do conteúdo tem o direito, assegurado pelo Código de Defesa do Consumidor, de ser informado quando uma publicação é patrocinada. A informação sobre a natureza publicitária da postagem deve ser facilmente identificada por quem a visualiza. A omissão do aviso pode resultar em multa aplicada pelo PROCON (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor). Com intuito de orientar sobre a conduta correta ao divulgar publipost, o CONAR (Conselho Nacional Autorregulamentação Publicitária) criou o “Guia de publicidade por influenciadores digitais” – manual prático que vale a pena ser conferido tanto por influenciadores quanto pelas marcas contratantes.

Quanto custa um publipost?

O valor a ser investido em um publipost varia e depende de uma série de indicadores sobre o alcance e a relevância do canal escolhido para a divulgação. No caso de publicações patrocinadas em perfis de influenciadores digitais, por exemplo, alguns dos fatores que influenciam no valor final são:
  • A quantidade de seguidores;
  • A média de visualizações obtidas nas publicações;
  • Os indicadores de engajamento (curtidas, compartilhamentos, comentários etc.);
  • E, por fim, a aderência ao produto que se pretende divulgar.

Quais são as vantagens de investir em publipost?

Como indica o site Meu Redator, o publipost enquanto estratégia de link building tem o potencial de:
  • Promover o direcionamento de tráfego composto por um público interessado no produto ou serviço da sua empresa;
  • Melhorar o posicionamento do site da marca nos mecanismos de pesquisa dado sua relevância para a técnica de SEO;
  • Auxiliar na consolidação da marca enquanto autoridade no assunto;
  • Se o público tiver total sinergia, vai auxiliar na geração de cadastros e vendas;
  • Ajuda a neutralizar pequenas crises.
Se você chegou até aqui, me ajude a saber se foi possível compreender o que é publipost? Faça um comentário abaixo e aponte suas principais dúvidas sobre o assunto para melhorarmos cada vez mais nosso processo de comunicação.

Sobre a Publikaí

Com mais de 15 anos atuando no trabalho de relacionamento com a mídia, Ludmila Baldoni, CEO da Publikaí, acredita que a correta exposição na imprensa colabora para vários objetivos dentro de uma empresa. Este trabalho é desafiador, mas extremamente importante. Afinal de contas, se uma empresa ou marca faz algo significativo, mas ninguém sabe, como isso poderá ser notado? Sua empresa deve investir em comunicação 360º, trabalhar com a imprensa e também com o marketing para alcançar os objetivos do negócio. Se você tem feito todo esse trabalho e a sua empresa não consegue o destaque que merece, está na hora de marcar um bate papo com a nossa equipe aqui da Publikaí. Depois de entender melhor o que é publipost, que tal aprofundar o seu conhecimento também em temas como: O que é media training? Diferenças do trabalho de uma agência de publicidade e uma assessoria de imprensa
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Autora

Ludmila Baldoni
Ludmila Baldoni

SEO Publika.ai

Comunicativa por natureza ingressou na faculdade de jornalismo ciente do que queria para a sua trajetória profissional e desde então, a assessoria de imprensa se tornou sua grande paixão.

Com mais de quinze anos de experiência, já atuou como consultora em projetos de comunicação, coordenou e liderou equipes de jornalistas, organizou feiras e eventos, gerenciou ações de marketing em todo o país.

Durante seis foi anos foi sócia de uma assessoria de imprensa e recentemente decidiu buscar vôos mais altos e fundou a Publikaí, uma agência que tem como missão encontrar soluções de comunicação através de modelos multissetorias.

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