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O que é RP ou PR? Entenda o significado e atividades desse profissional

o que é rp
Em todos os setores existem jargões específicos e, se não atuamos diretamente nestes mercados, é comum ficarmos na dúvida se estamos conversando com o profissional mais indicado para a nossa necessidade. Neste momento, algumas pessoas me questionam o que é RP, o que significa PR? Para te ajudar a compreender melhor estas siglas, continue a leitura deste texto. Então neste artigo eu quero falar um pouco sobre os nomes usados para designar a minha profissão, a assessoria de imprensa. Eu sou jornalista por formação, mas às vezes me refiro a mim mesma como RP ou PR. E sabe por que eu faço isso? Porque o termo PR (leia-se piar), significa Public Relations, ou seja, Relações Públicas, o famoso RP ou para os íntimos (errepê). E se você acha que o tempo RP é usado apenas para quem tem formação em Relações Públicas, eu vou te surpreender, já que atualmente não é mais assim. Antigamente, apenas as pessoas com essa formação atuavam nos departamentos de comunicação, por isso, a sigla RP ganhou força dentro e fora das agências.

Uma realidade em transição

Com o passar dos anos, os jornalistas começaram a conquistar espaço nesse mercado, já que além de promover o diálogo real e desenvolver um clima de boa vontade junto aos públicos interno e externo, eles também tinham habilidade em integrar o assessorado na sociedade, intermediando as relações deles com os profissionais das redações. E assim, os jornalistas que conheciam o “outro lado do balcão” se tornaram colegas de trabalho dos profissionais de Relações Públicas e as agências ganharam outros olhares e outras habilidades. Os jornalistas detinham o conhecimento sobre linguagem e formato textual, oferecendo pautas personalizadas, pensadas para cada público, com a linguagem e a característica do veículo em questão e aprenderam com os RP técnicas de negociação e de relacionamento. Logo, para entender o que é RP convém aprofundar os conhecimentos em exposição de marca, releases, atuação da imprensa e intermediação entre assessorados e redações para promover uma bela exposição de empresas e também de personalidades. Aqui, em alguns casos, cabe ainda ao RP ou ao jornalista preparar um media training (treinamento de mídia) para que o assessorado consiga aproveitar ao máximo a exposição quando em contato com uma redação.

Transformações das assessorias de comunicação

Uma boa ASCOM (Assessoria de Comunicação) possui profissionais multidisciplinares, com formações diferentes (jornalismo, relações públicas, marketing, publicidade, mídias sociais, copywriter, designer) agregando e oferecendo diferentes olhares para um mesmo projeto. A tal da comunicação 360º. Agora, se você me perguntar se é possível desenhar um projeto de comunicação com um destes profissionais apenas ou com aquele primo que fala bem, sabe vender e brinca com criação (que todo mundo tem), eu vou dizer que dá. Claro que dá. Com boa vontade e ética é possível fazer qualquer coisa e obter um bom resultado. Mas, se a ideia é oferecer um trabalho completo, alinhado com as suas expectativas, aí é melhor deixar com quem entende. Afinal, a equipe de comunicação precisa identificar os problemas, desenhar soluções para melhorar o relacionamento com seus vários públicos, definir métricas de avaliação e criar estratégias de comunicação e marketing. Por isso, entender o que é um RP, o que faz uma ASCOM e as metas da sua equipe de comunicação vai ajudar a definir o modelo de trabalho que será mais recomendado. Inclusive, se sua marca tem grande visibilidade, vale também investir em monitoramento para que, ao primeiro sinal de crise, o departamento de comunicação consiga agir da melhor forma e reduzir os efeitos negativos.

Entenda as etapas da comunicação

Depois de explicar o que é RP / PR e as atividades de uma assessoria de comunicação, agora vou detalhar para você as etapas que envolvem a produção de conteúdo e a relação com a imprensa. Neste contexto, entendo que você tem uma empresa e quer atrair novos consumidores e clientes. Para isso, siga as seguintes etapas: Passo 01 – eles precisam saber que você existe; Passo 02 – depois que eles te descobrirem, eles precisarão saber no que você é bom e o que te destaca da concorrência; Passo 03 – agora que ele já sabe sobre isso, ele precisa de referências e vai pesquisar sobre você em todas as plataformas; Passo 04 – ele está tentado a consumir o seu produto, e é aqui que você conquista o novo cliente. Então, é preciso ter um site com bons conteúdos, redes sociais atualizadas, atendimento online e uma boa reputação. Acima está o ciclo perfeito que toda empresa busca. Mas, na prática, se o público não te conhece, não sabe sobre as suas soluções, não encontra nenhuma citação sobre o seu trabalho ou ainda encontrar um caminho ruim de conversão, certamente ele vai desistir da compra. É neste momento que grandes empresas perdem clientes e deixam de cumprir as metas do negócio, já que o consumidor recorre à concorrência.

Como não perder novos clientes?

O seu cliente (novo ou antigo) precisa ser impactado por você o tempo todo. Não adianta atraí-lo para a sua rede social se não tiver uma equipe de vendas forte, um suporte por trás destas páginas que irá dar atenção, sanar dúvidas e efetuar a venda. Da mesma maneira que se a pessoa não encontrar informações suficientes em seu site ou na internet; ou pior, se ela encontrar apenas uma ou outra avaliação negativa sobre a sua empresa. Mas, se ela encontrar outras pessoas falando sobre a marca, a sua empresa e o seu produto, você sai na frente (conquistou a tão sonhada prova social). Afinal, quando uma terceira pessoa fala sobre uma determinada marca, você atinge um gatilho mental importante na tomada de decisão. Assim, contar com a expertise de uma ASCOM te auxiliará a pensar nas demandas necessárias para que você alcance visibilidade, além de produzir conteúdo qualificado para atrair, engajar e reter a sua audiência, seja nos seus canais ou em veículos de comunicação. Agora que você já compreende melhor o que é RP e como esse profissional atua de forma estratégica para fortalecer a imagem da empresa para a opinião pública, além de atuar no processo que leva a uma conversão, gostaria então de te convidar a refletir: como está a visibilidade atual da sua marca?

Quer melhorar a imagem da sua empresa?

Ter exposição na mídia é um trabalho que existe diversas atividades, desde a interpretação do que é notícia, seleção dos fatos, elaboração do conteúdo até o relacionamento constante com os jornalistas no dia a dia. Além disso, se mostrar presente sempre que os jornalistas necessitam de uma fonte para exemplificar algum tema abre as portas para conseguir cavar oportunidades para destacar sua empresa no futuro. Se você tem feito todo esse trabalho e a sua empresa não consegue a visibilidade que merece, está na hora de marcar um bate papo com a nossa equipe aqui da Publikaí. São mais de 15 anos atuando no trabalho de relacionamento com a mídia por meio de assessoria de imprensa com milhares de pautas publicadas, alcançando diversos públicos em todo o país. Chega de perder tempo e dinheiro! Além de entender o que é RP, aproveite também para entender melhor: O que é publipost? Por que ter um blog corporativo? Para acompanhar outras novidades, siga agora a Publikaí no Instagram.
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Autora

Ludmila Baldoni
Ludmila Baldoni

SEO Publika.ai

Comunicativa por natureza ingressou na faculdade de jornalismo ciente do que queria para a sua trajetória profissional e desde então, a assessoria de imprensa se tornou sua grande paixão.

Com mais de quinze anos de experiência, já atuou como consultora em projetos de comunicação, coordenou e liderou equipes de jornalistas, organizou feiras e eventos, gerenciou ações de marketing em todo o país.

Durante seis foi anos foi sócia de uma assessoria de imprensa e recentemente decidiu buscar vôos mais altos e fundou a Publikaí, uma agência que tem como missão encontrar soluções de comunicação através de modelos multissetorias.

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