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Qual é o papel do influenciador digital?

Qual é o papel do influenciador digital?
Fazer amigos e influenciar pessoas, além de ser o título de um dos livros mais vendidos na história, é o sonho de muita gente, principalmente depois do surgimento das redes sociais. Afinal, quem não quer ter autoridade o suficiente para ser o representante de um grupo? Ser ouvido e procurado para opinar e orientar outras pessoas sobre algo? Para entrar nesse tema é importante também entender qual é o papel do influenciador digital, profissional que ganhou muito destaque na mídia nos últimos anos. Para quem não sabe, o livro “Como Fazer Amigos & influenciar Pessoas”, de Dale Carnegie, publicado em 1936 já soma mais de 15 milhões de cópias vendidas e contém uma das minhas frases preferidas: “Há mais chances das pessoas fazerem o que você quer quando você faz a outra pessoa sentir-se satisfeita fazendo o que você sugere.” É exatamente isso que quero destacar nesse artigo quando decido explicar o papel do influenciador digital. Para e pense em quantas vezes você não se sentiu tentado a comprar algo só porque alguém te disse que era bom? Ou passou a se interessar por uma marca quando viu alguém que você admira usando? Agora, reflita mais um pouco e analise o perfil dessa pessoa que te “influenciou”. Com certeza, ela te passa segurança e credibilidade, não é mesmo? Eu duvido que você leve tão a sério a opinião de uma pessoa que vive falando besteira ou que possui um posicionamento contrário ao seu. É esse o poder dos influenciadores digitais e que as marcas já perceberam o potencial comercial destes profissionais! É essa autoridade conquistada dentro de um determinado assunto que diferencia pessoas comuns dos tão falados influenciadores digitais.

Mas afinal, o que é ser um influenciador digital?

De acordo com a Wikipédia, um influenciador digital pode ser uma pessoa, um personagem, uma marca ou um grupo que se populariza na rede social como Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e outras plataformas online, gerando conteúdo e cativando um público massivo que acompanha cada uma de suas publicações e, eventualmente, compartilham com outras pessoas. Ou seja, influenciador digital é toda e qualquer pessoa que consegue impactar um grupo. Então, se você acreditava que o termo estava relacionado apenas às pessoas que passam o dia todo gerando conteúdo na Internet sobre qualquer assunto, está enganado. Todos nós, somos influenciadores e influenciáveis! A maneira como você se porta, se comunica e expõe o seu ponto de vista sobre determinados temas, são ações que te colocam num patamar de influência. E quando você admira e acompanha outra pessoa, acaba sendo influenciado. Antigamente, apenas atores, cantores, jogadores, políticos e pessoas com grande alcance conseguiam ser notadas como influenciadoras, mas isso mudou no decorrer dos últimos 20 anos. Com o avanço da tecnologia e das redes sociais, as pessoas comuns conseguiram construir credibilidade e tornaram-se autoridade dentro de determinado assunto, elas conseguem inspirar seus seguidores regionalmente ou mesmo em outros países, sendo que muitos nem conhecem o influenciador digital pessoalmente.

Mas, qual é o papel do influenciador digital? 

Um influencer, termo que eles usam para se identificar, tem como objetivo principal unir pessoas dentro de um determinado assunto, influenciando completamento e também padrões de consumo. Marcas, comportamentos, atitudes, vestimentas, além claro de muito conhecimento e atitude então entre os assuntos que são comuns no dia a dia de um influenciador digital. É muito comum também que um influenciador digital busque estar em evidência e aparecer em destaque na imprensa segmentada para ampliar o alcance das suas manifestações. Neste momento,o trabalho em conjunto com uma assessoria de imprensa vai fazê-lo chegar com mais assertividade aos jornalistas e redações relevantes. Então, além de repassar o que sabe, impactando outras pessoas, um influenciador digital precisa se tornar uma autoridade conhecida naquele tema. Isso pode acontecer com um médico ou um advogado, por exemplo, que domina todas as técnicas sobre a sua especialização, que se mantém informado e acompanha os principais assuntos da área em que atua, podendo expressar a sua opinião sobre temas relacionados e ainda aparecer como fonte em entrevistas na imprensa. Essa exposição na mídia em debates dentro da área que atua vai fazer com que o profissional torne-se uma autoridade. Se ele conseguir consolidar essa reputação em um canal online, ele será então considerado um influenciador digital. O importante é ser e não aparecer; é deter conhecimento e não viver no achismo! É ser interessante e interessado! Outras dicas importantes para quem é ou deseja ser um influenciador digital: crie uma identidade, jargões, estilos de linguagem e se posicione sempre firme e direto, envolva a sua audiência e faça com que eles se tornem seus fãs, que pensem primeiro em você quando quiserem saber algo sobre aquilo que domina. Em seguida, as pessoas estarão almoçando onde o influenciador digital come, frequentando os locais onde ele visita e assim por diante.

Qual a importância de trabalhar a imagem do influenciador digital?

As marcas e pessoas estão sempre envolvidas em assuntos polêmicos em suas rotinas, algumas dentro de total controle, outras quase impossíveis de administrar sem um apoio de alguém que lida diariamente com a imprensa. Para piorar, se o influenciador digital não souber se posicionar ou falhar durante uma entrevista, aquela crise pode se potencializar e gerar prejuízos na casa dos milhões. Claro que ninguém quer passar por isso! Neste sentido, contar com o apoio de uma empresa de assessoria de imprensa pode fazer toda a diferença para quem precisa ampliar a sua credibilidade e aparecer em destaque na mídia. Com um trabalho diário de contato com jornalistas de diversas mídias, a Publikaí atua para colocar seus clientes em destaque na imprensa, independente de quais sejam os objetivos deles. Vale sempre lembrar que a exposição correta na mídia, por meio de um assessor de imprensa,vai agregar credibilidade e autoridade, além de tornar a marca mais conhecida e impulsionar os negócios. Se algum destes benefícios é o que você precisa como influenciador digital, entre em contato imediatamente, temos a solução ideal para trabalhar a sua marca. Esperamos que você, amigo leitor, tenha conseguido compreender o papel do influenciador digital. Tem alguém que é seu influencer preferido? Comente abaixo! Depois de ler aqui o nosso artigo sobre qual é o papel do influenciador digital, veja aqui também: Sempre usamos também as redes sociais para debater outros assuntos e para divulgar links de conteúdos que produzimos aqui no blog, como é o caso deste artigo em que explicamos qual é o papel do influenciador digital. Que tal acompanhar também a nossa página no LinkedIn e conferir as novidades sobre o mercado?
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Autora

Ludmila Baldoni
Ludmila Baldoni

SEO Publika.ai

Comunicativa por natureza ingressou na faculdade de jornalismo ciente do que queria para a sua trajetória profissional e desde então, a assessoria de imprensa se tornou sua grande paixão.

Com mais de quinze anos de experiência, já atuou como consultora em projetos de comunicação, coordenou e liderou equipes de jornalistas, organizou feiras e eventos, gerenciou ações de marketing em todo o país.

Durante seis foi anos foi sócia de uma assessoria de imprensa e recentemente decidiu buscar vôos mais altos e fundou a Publikaí, uma agência que tem como missão encontrar soluções de comunicação através de modelos multissetorias.

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