Para fazer uma apresentação da sua empresa, produto, serviço ou mesmo promoção de um evento, elaborar um
excelente release profissional pode fazer toda a diferença para despertar ou não o interesse da imprensa.
Um release nada mais é do que um documento, escrito em termos jornalísticos, para divulgar informações para a imprensa.
Este tipo de comunicado é o canal mais usado durante os anos para fazer a ponte entre empresas e redações de todo o mundo. Porém, cada situação vai exigir a elaboração de diferentes tipos de release profissional.
Cada um desses tipos é voltado para um tipo diferente de veículo e também de divulgação, sendo essas as principais diferenças entre eles.
Escolhendo o release ideal, você tem mais chance de alcançar seu objetivo, que é chamar a atenção para a pauta trabalhada.
Ou seja, é essencial escolher a linguagem correta para cada veículo e até para a editoria trabalhada. Assim, será mais simples mostrar que o assunto é relevante e que deveria ser tratado pela imprensa.
Até porque, conquistar a atenção de outros veículos de comunicação é uma tarefa difícil, que faz parte da rotina de um excelente
assessor de imprensa.
É preciso entender que os jornalistas recebem várias sugestões de pautas todos os dias. Por que a sua seria relevante? Usar o tipo certo de release profissional vai ajudar nessa tarefa.
É importante que você compreenda bem essas diferenças e avalie a possibilidade de ampliar o alcance das suas divulgações
contratando uma empresa de assessoria de imprensa. Essa pode ser a decisão ideal para ampliar a visibilidade da sua marca!
Leia aqui:
5 coisas que uma assessoria de imprensa pode fazer por sua empresa
Tipos de release profissional para usar
Como citado, o tipo de comunicado que você vai precisar produzir deve ser pensado de acordo com o local para o qual ele será enviado e com o motivo pelo qual ele será feito.
Pensando nessas duas situações, abaixo vamos explicar os detalhes a respeito dos diferentes tipos de release profissional. Boa leitura!
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Release padrão
Este tipo de comunicado é o mais comum e é feito para informar uma novidade ou uma mudança em algum procedimento. Ele assume o caráter de notícia e chega como uma proposta de pauta pronta para os veículos de imprensa, que podem usá-lo na totalidade ou em partes.
O release padrão deve ser bem completo, respondendo a todas as possíveis perguntas que os jornalistas poderiam ter. Mesmo assim, deve ser sucinto para que, se necessário, os interessados entrem em contato para entrevistar o representante da empresa.
Esse tipo de release pode servir, por exemplo, para anunciar a divulgação de uma pesquisa científica. Pode também falar do lançamento de um produto.
Lembre-se, ao desenvolver um modelo de release padrão profissional, adicione as formas de contato para que os jornalistas, caso tenham interesse, consigam falar com você para agilizar a pauta.
Release dirigido
A estrutura deste documento é basicamente a mesma do release padrão, porém, ele usa de uma linguagem específica para alcançar jornalistas de um determinado nicho ou veículo.
O release dirigido é excelente para conseguir abrir portas no segmento de atuação da empresa, principalmente quando o assunto é de interesse daquele setor.
Este tipo de documento exclusivo faz com que o destinatário se sinta “especial” e mais impelido a divulgar a pauta. Afinal, a matéria será exclusiva do seu canal.
Release sobre evento
Enquanto isso, um release profissional sobre um determinado evento tem como objetivo divulgar uma festa, cerimônia, solenidade e outros semelhantes.
Assim, os jornalistas são convidados a cobrir a reunião, podendo publicar pautas livres sobre sobre ela depois.
Este tipo de release precisa contar com todas as informações sobre o evento: objetivo, data, hora, local, programação, ingressos e formas de pagamento, dentre outras.
Release para televisão
Quando o objetivo do departamento de comunicação ou da assessoria de imprensa é encurtar o relacionamento com profissionais da televisão, o release deve contar também com informações sobre captação de imagem ou enviar algumas gravações já prontas.
Por exemplo: se a pauta é sobre uma pesquisa, é preciso sugerir espaços do local para a filmagem e até fazer uma espécie de media training para preparar os profissionais para tal exposição.
Release para rádio
Assim como no caso da TV, os jornalistas do rádio precisam também de um conteúdo extra para a divulgação dos releases. Neste caso em específico, é preciso prever a captação de áudio, seja por entrevistas ao vivo por telefone, gravações antecipadas ou offs enviados pela assessoria de imprensa.
O ideal é indicar uma sugestão de entrevista, com os horários em que o especialista estará disponível. Isso vai tornar o trabalho do jornalista mais simples, tornando mais provável a adesão à pauta.
Release de convocação
Normalmente, o release de convocação é um lembrete de informações que já foram enviadas, como no caso do modelo para avisar sobre eventos e feiras.
Neste tipo de comunicado, o destinatário já sabe sobre o evento e agora está recebendo informações sobre solicitações ou retirada de credenciais, horários e outros dados importantes.
Release de cobertura
Após um evento acontecer, é comum que o departamento de imprensa produza um modelo de release profissional de cobertura, em que informa sobre o público total, momentos especiais, possíveis entrevistas e também fotos exclusivas.
Ele deve contar com os destaques do que aconteceu e o que foi apresentado. Assim, os jornalistas terão mais material para produzir seus conteúdos.
Este tipo de release profissional será ainda mais interessante ainda para aqueles veículos que não puderam estar no evento, mas que terão informações para divulgá-lo. Por precaução, tente captar alguns trechos em vídeo e áudio para disponibilizar para todos os meios de comunicação.
Release editorial
Alguns setores da economia, como são os casos da indústria, da moda e até da justiça, costumam elaborar os releases editoriais profissionais. Trata-se de um artigo escrito, na maioria das vezes, pelo presidente da empresa e são escritos em primeira pessoa com uma avaliação pessoal sobre algum determinado acontecimento.
Ele é enviado à imprensa com uma análise, opinião ou crítica de um especialista em determinado assunto. Pode ser a porta de entrada para o agendamento de uma entrevista pelos veículos.
Esse também é um tipo de release profissional comum para a gestão de crise de imagem de uma marca. Escrito em primeira pessoa, ele serve como uma resposta necessária da empresa ou pessoa pública.
Como fazer um release profissional?
Depois de conhecer os diversos tipos de release profissional, você pode se deparar com a necessidade de elaborar um destes documentos para se relacionar com a imprensa.
Se você não é da área de jornalismo, pode ser que encontre uma certa dificuldade de preparar o material com foco em notícia, que é o objetivo de existência do veículo que publicará tal pauta. Neste caso, o conselho é sempre buscar por uma solução profissional de uma empresa de assessoria de imprensa.
Este tipo de opção vai fazer com que a sua comunicação chegue com mais clareza para o jornalista, falando a linguagem que ele entende.
Porém, em alguns casos, pode ser que a empresa já tenha um departamento de comunicação e prefira fazer internamente este trabalho. Saiba que o release profissional deve ser chamativo e transmitir a ideia principal do conteúdo. É importante não abusar do sensacionalismo ou a intenção de simples publicidade comercial, pois isso pode afastar os veículos que usariam o material.
Outro ponto importante é apresentar todas as informações chave no release, mas sem carregá-lo com dados ou linguagem técnica que só os profissionais compreendem.
O release profissional deve ser interessante o suficiente para apresentar o foco da pauta e os dados principais, mas chamando o jornalista para entrar em contato. Assim, ele poderá ter mais informações para produzir a matéria para seu veículo.
Esse cuidado é importante também para que o release seja mais direto. Textos grandes demais tendem a afastar o jornalista da pauta, em vez de atraí-lo.
Lembre-se também de dar credibilidade ao seu release. O ideal é sempre incluir nele a fala de um especialista ou do responsável pela empresa. Assim, o veículo também vai saber que pode entrar em contato com esse mesmo especialista para a produção da pauta.
Por último, mas não menos trabalhoso, vem o relacionamento com a imprensa. Você precisará encontrar um meio de enviar esse material aos cuidados do jornalista. Os assessores de imprensa e o departamentos de comunicação contam com um mailing atualizado com telefones e e-mails dos principais jornalistas do setor de atuação, e usam estes meios para enviar o seu release profissional.
Se você tem feito este tipo de estratégia internamente, mas percebe que sua empresa não tem a visibilidade que merece, o conselho é que
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