A sugestão de pauta é uma atividade comum para profissionais da área do jornalismo ou da comunicação. De maneira geral, ela consiste em destacar, dentro da redação, os temas que serão abordados para aquele programa, revista ou mesmo para o noticiário.
Geralmente, as pautas que serão tratadas e destacadas são decididas pelo editor do programa, mas com forte influência dos jornalistas e dos assessores de imprensa que ajudam a levar temas, novidades, pesquisas e fontes para dentro das redações.
Em alguns programas o público também pode interferir nessa programação e fazer sugestões de pauta para que a redação destaque algum assunto. Basta lembrar de alguns programas de televisão populares, por exemplo, que tem um número de telefone próprio para que seus telespectadores enviem propostas de matérias que possam ser relevantes.
Do outro lado do balcão, as empresas de assessoria de imprensa e os profissionais de Relações Públicas produzem sugestões de pauta em formato de release para influenciar a decisão dos jornalistas em cobrir um determinado assunto.
Mas, não adianta pensar que basta enviar um e-mail e que o jornalista dará atenção para aquilo que você quer pautar. É importante entender como fazer sugestão de pauta de acordo com cada veículo e construir um relacionamento de confiança com o profissional que está do outro lado, conseguindo assim o seu objetivo de divulgação. Além disso, nem todas as informações podem virar uma matéria e tudo isso precisa ser avaliado com critério.
Existem várias informações que precisam ser destacadas e também apresentadas fontes confiáveis para que o jornalista tenha liberdade de questioná-las sobre o assunto proposto.
Se você não sabe como fazer uma sugestão de pauta, leia esse artigo até o fim e elimine suas dúvidas.
Aproveite para ler aqui e entender o que faz um assessor de imprensa!
Antes de tudo, é preciso deixar bem claro o que é, de fato, uma pauta jornalística.
Trata-se de um planejamento, detalhado, do conteúdo que vai originar uma reportagem, independente do veículo de comunicação, e serve como um roteiro do trabalho de um jornalista, sendo a base de uma matéria.
Desta maneira, a pauta jornalística se difere de outros tipos de texto como comunicados de imprensa ou o release.
Para detalhar ainda mais, vale lembrar os componentes da pauta:
Aqui no blog da assessoria de imprensa Publikaí temos um artigo que detalha bem o que é uma pauta jornalística?
Primeiro você precisa entender se o que está oferecendo como informação merece mesmo ser notícia. Nem tudo tem valor para o público final.E não confunda conteúdo informativo (noticioso) com publicidade.
Depois de avaliar o que é ou não notícia, é hora de entrar em contato com jornalistas que atuam no segmento que você quer buscar mídia espontânea.
O contato pode ser feito por meio de e-mail ou telefone do jornalista ou do editor. Algumas assessorias de comunicação, jornais e redes de televisão, por exemplo, disponibilizam formulários pelos quais é possível fazer sugestões de pauta.
Ao contactar o profissional, seja direto e use de todos os artifícios para chamar a sua atenção. Nesta hora, vale inclusive aprender sobre os gatilhos mentais para despertar a curiosidade do jornalista.
O importante aqui é ter em mente: as caixas de entrada dos veículos de mídia e dos seus profissionais estão sempre cheias de pessoas e empresas que têm interesse em publicações.
Isso significa que ao fazer sugestão de pauta, a sua proposta precisa ser interessante, chamando a atenção já no título.
Ao fazer esse trabalho, você precisa se preocupar com os critérios de noticiabilidade, ou seja, aquilo que faz algo se tornar notícia ou não. Para isso, atente-se às seguintes instruções:
Além de tudo isso, é de extrema importância entregar uma sugestão completa com o máximo de dados, informações e formas de contato possíveis. Lembre-se que a ideia aqui é facilitar a vida dos jornalistas.
Se esta é a sua primeira vez aqui no blog e você veio para entender como fazer sugestão de pauta, mas tem percebido que o seu esforço não gera resultado, talvez não esteja usando as ferramentas certas.
Nós da Publikaí conhecemos o caminho para tornar o seu assunto relevante para os jornalistas e assim gerar a visibilidade que a sua empresa merece.
Com mais de 15 anos de atuação no mercado de assessoria de imprensa, Ludmila Baldoni fundou a Publikaí para fornecer qualidade para as empresas assessoradas por meio de um forte relacionamento com jornalistas dos veículos digitais e offline.
Vamos virar esse jogo e fazer a sua empresa ser destaque na mídia?
Depois de ler aqui como fazer sugestão de pauta, talvez você se interesse também por entender melhor o que é monitoramento de marca e como as falhas de comunicação podem prejudicar o desempenho de uma empresa.
SEO Publika.ai
Comunicativa por natureza ingressou na faculdade de jornalismo ciente do que queria para a sua trajetória profissional e desde então, a assessoria de imprensa se tornou sua grande paixão.
Com mais de quinze anos de experiência, já atuou como consultora em projetos de comunicação, coordenou e liderou equipes de jornalistas, organizou feiras e eventos, gerenciou ações de marketing em todo o país.
Durante seis foi anos foi sócia de uma assessoria de imprensa e recentemente decidiu buscar vôos mais altos e fundou a Publikaí, uma agência que tem como missão encontrar soluções de comunicação através de modelos multissetorias.