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Por que sua empresa precisa de um assessor de imprensa?

Por que sua empresa precisa de um assessor de imprensa?

Ter um bom relacionamento com a mídia gera milhares de benefícios para as marcas e os profissionais ligados à gestão dela. Quer saber por que sua empresa precisa de assessor de imprensa? Veio ao local certo!

O assessor de imprensa é um profissional que pode fazer muita diferença em qualquer empresa, principalmente quando os objetivos são aumentar o conhecimento de marcas e a autoridade em determinados temas.

Este profissional será responsável por cuidar da divulgação do negócio em veículos de mídia, como jornais, revistas, programas de televisão, rádios e portais de notícias.

Ao mesmo tempo, em que o assessor ajudará em momentos de crise, fazendo a gestão de imagem da empresa e dos seus porta-vozes perante a sociedade civil. 

São coisas que, se alguém não especializado fizer, poderá prejudicar os resultados. Os bons assessores de imprensa trabalham com estratégias, relacionamento e muita dedicação. Por isso, se você tem ambições maiores para sua empresa, entenda aqui as razões pelas quais sua empresa precisa de assessor de imprensa.

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Vale a pena ter um assessor de imprensa?

Ter um departamento de comunicação internamente ou contratar uma assessoria de imprensa é uma decisão que deverá ser tomada em algum momento do negócio.

Contratar um assessor de imprensa é uma boa opção, por exemplo, se a empresa tem o objetivo de fortalecer a marca. Pois, além de investir em publicidade, o negócio vai precisar ser notado pelos jornalistas como fonte confiável na sua área de atuação.

Normalmente, um assessor de imprensa é formado em Jornalismo ou em Relações Públicas. Isso é algo que favorece sua atuação, pois ele conhecerá a rotina e estratégias das redações. Então, terá mais facilidade em lidar com os profissionais que lá atuam, conseguindo êxito na sugestão de fontes e pautas.

Dessa forma, os leitores e telespectadores conseguem entender que se a empresa obteve destaque, ela deve ter relevância e essa autoridade do veículo é emprestada à marca.

Trata-se de uma exposição espontânea importante, já que pode colocar a sua empresa à frente dos concorrentes na cabeça dos consumidores.Além disso, aquela máxima: quem não é visto, não é lembrado, faz muito sentido para exemplificar a importância de um assessor de imprensa. 

Sendo assim, seja o negócio recém lançado ou mesmo uma marca tradicional, contar com o trabalho de um assessor de imprensa é uma decisão estratégica para reforçar a credibilidade e conquistar a confiança do público.

Por que sua empresa precisa de assessor de imprensa?

O trabalho de um assessor de imprensa pode ser bem variado, dependendo das necessidades que a empresa apresenta.

Se você ainda não está convencido, vou explicar porque sua empresa precisa de assessor de imprensa. Continue lendo!

Para se relacionar com jornalistas

Se a empresa tem uma grande novidade para divulgar, o assessor de imprensa ajuda a promover essa informação.

Para isso, ele mapeia os jornalistas que receberão os dados e faz contato, por e-mail ou telefone. O trabalho dele é “oferecer” esse tema para despertar o interesse dos repórteres em divulgar a novidade.

Entenda aqui o que é pauta jornalística!

Para criar um plano de comunicação

A assessoria de imprensa de um negócio não precisa esperar por novidades para divulgá-lo. Na verdade, o trabalho deste profissional é contínuo para tentar manter a empresa em destaque nos veículos de comunicação.

Isso significa, por exemplo, que a notícia pode nem estar relacionada diretamente à empresa. Porém, um dos profissionais do negócio pode servir como fonte para os jornalistas. E aí, o empreendimento será citado no veículo, o que promove sua divulgação.

Para tudo isso, o assessor pode criar um plano de comunicação para a empresa. Quando e como ela deverá ser divulgada. Assim, quando as pautas se encaixarem nesta estratégia, poderão ser utilizadas.

Aprenda como fazer sugestão de pauta!

Para favorecer o conhecimento da marca

Um trabalho bem realizado pelo assessor de imprensa torna a empresa mais conhecida. Principalmente: melhora a percepção das pessoas sobre o negócio.

Então, a atuação desse profissional é interessante até para empresas que passam por crises de imagem.

Para gerenciar crises

Em crises de imagem, as empresas precisam dar respostas à sociedade e o assessor de imprensa pode coordenar esse trabalho.

Dessa forma, o profissional tem mais controle da narrativa. Além disso, ele entende o que e quando divulgar cada informação para que o problema seja contornado.

Para mensurar resultados

Mais do que divulgar uma empresa, o assessor precisa entender os resultados dessa divulgação. O trabalho feito gera mais clientes? Melhora a percepção sobre a marca?

Se sim, ótimo, ele poderá ser acentuado. Caso não, a mensuração de resultados vai permitir entender os problemas e definir uma nova estratégia.

Para fazer media training

Media training significa treinar os porta-vozes de uma empresa para representar a marca nos veículos de comunicação.

Então, por exemplo, consiste em indicar o melhor tom para determinado assunto e treinar o entrevistado para falar com a imprensa.

Assim, o indivíduo consegue desenvolver melhor suas falas e transmitir a mensagem desejada pelo negócio.

Quando sua empresa precisa de assessor de imprensa, algumas coisas devem ser avaliadas para que a parceria funcione da forma desejada.

Na hora de contratar um assessor de imprensa, vale a pena avaliar o perfil do profissional. Afinal, é importante que ele se identifique com o negócio e tenha facilidade de falar com o público da empresa.

Esse tipo de característica vai facilitar o trabalho do assessor no dia a dia e também na divulgação das informações desejadas.

Além disso, é importante que ele tenha um fácil relacionamento. Assim, será mais simples para ele estabelecer relações sólidas com veículos de imprensa, o que vai favorecer os resultados da assessoria.

Espero que você tenha compreendido porque sua empresa precisa de assessor de imprensa. Se tiver alguma dúvida, entre em contato comigo!

A Publikaí é uma empresa de assessoria de imprensa que atua no relacionamento com a mídia em diversas plataformas. Sua diretora, Ludmila Baldoni atua nesse mercado há mais de 15 anos, promovendo relacionamento, intermediando pautas e conquistado espaço de destaque para os seus clientes. 

Se ficou interessado em saber como a assessoria de imprensa pode contribuir para promover o seu negócio entre em conosco. 

Depois de explicar porque sua empresa precisa de assessor de imprensa, quero te recomendar a leitura de:

Dicas de assessoria de imprensa para advogados

Entenda os tipos de releases profissionais

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Autora

Ludmila Baldoni
Ludmila Baldoni

SEO Publika.ai

Comunicativa por natureza ingressou na faculdade de jornalismo ciente do que queria para a sua trajetória profissional e desde então, a assessoria de imprensa se tornou sua grande paixão.

Com mais de quinze anos de experiência, já atuou como consultora em projetos de comunicação, coordenou e liderou equipes de jornalistas, organizou feiras e eventos, gerenciou ações de marketing em todo o país.

Durante seis foi anos foi sócia de uma assessoria de imprensa e recentemente decidiu buscar vôos mais altos e fundou a Publikaí, uma agência que tem como missão encontrar soluções de comunicação através de modelos multissetorias.

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