Ter um bom relacionamento com a mídia gera milhares de benefícios para as marcas e os profissionais ligados à gestão dela. Quer saber por que sua empresa precisa de assessor de imprensa? Veio ao local certo!
O assessor de imprensa é um profissional que pode fazer muita diferença em qualquer empresa, principalmente quando os objetivos são aumentar o conhecimento de marcas e a autoridade em determinados temas.
Este profissional será responsável por cuidar da divulgação do negócio em veículos de mídia, como jornais, revistas, programas de televisão, rádios e portais de notícias.
Ao mesmo tempo, em que o assessor ajudará em momentos de crise, fazendo a gestão de imagem da empresa e dos seus porta-vozes perante a sociedade civil.
São coisas que, se alguém não especializado fizer, poderá prejudicar os resultados. Os bons assessores de imprensa trabalham com estratégias, relacionamento e muita dedicação. Por isso, se você tem ambições maiores para sua empresa, entenda aqui as razões pelas quais sua empresa precisa de assessor de imprensa.
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Ter um departamento de comunicação internamente ou contratar uma assessoria de imprensa é uma decisão que deverá ser tomada em algum momento do negócio.
Contratar um assessor de imprensa é uma boa opção, por exemplo, se a empresa tem o objetivo de fortalecer a marca. Pois, além de investir em publicidade, o negócio vai precisar ser notado pelos jornalistas como fonte confiável na sua área de atuação.
Normalmente, um assessor de imprensa é formado em Jornalismo ou em Relações Públicas. Isso é algo que favorece sua atuação, pois ele conhecerá a rotina e estratégias das redações. Então, terá mais facilidade em lidar com os profissionais que lá atuam, conseguindo êxito na sugestão de fontes e pautas.
Dessa forma, os leitores e telespectadores conseguem entender que se a empresa obteve destaque, ela deve ter relevância e essa autoridade do veículo é emprestada à marca.
Trata-se de uma exposição espontânea importante, já que pode colocar a sua empresa à frente dos concorrentes na cabeça dos consumidores.Além disso, aquela máxima: quem não é visto, não é lembrado, faz muito sentido para exemplificar a importância de um assessor de imprensa.
Sendo assim, seja o negócio recém lançado ou mesmo uma marca tradicional, contar com o trabalho de um assessor de imprensa é uma decisão estratégica para reforçar a credibilidade e conquistar a confiança do público.
O trabalho de um assessor de imprensa pode ser bem variado, dependendo das necessidades que a empresa apresenta.
Se você ainda não está convencido, vou explicar porque sua empresa precisa de assessor de imprensa. Continue lendo!
Se a empresa tem uma grande novidade para divulgar, o assessor de imprensa ajuda a promover essa informação.
Para isso, ele mapeia os jornalistas que receberão os dados e faz contato, por e-mail ou telefone. O trabalho dele é “oferecer” esse tema para despertar o interesse dos repórteres em divulgar a novidade.
Entenda aqui o que é pauta jornalística!
A assessoria de imprensa de um negócio não precisa esperar por novidades para divulgá-lo. Na verdade, o trabalho deste profissional é contínuo para tentar manter a empresa em destaque nos veículos de comunicação.
Isso significa, por exemplo, que a notícia pode nem estar relacionada diretamente à empresa. Porém, um dos profissionais do negócio pode servir como fonte para os jornalistas. E aí, o empreendimento será citado no veículo, o que promove sua divulgação.
Para tudo isso, o assessor pode criar um plano de comunicação para a empresa. Quando e como ela deverá ser divulgada. Assim, quando as pautas se encaixarem nesta estratégia, poderão ser utilizadas.
Aprenda como fazer sugestão de pauta!
Um trabalho bem realizado pelo assessor de imprensa torna a empresa mais conhecida. Principalmente: melhora a percepção das pessoas sobre o negócio.
Então, a atuação desse profissional é interessante até para empresas que passam por crises de imagem.
Em crises de imagem, as empresas precisam dar respostas à sociedade e o assessor de imprensa pode coordenar esse trabalho.
Dessa forma, o profissional tem mais controle da narrativa. Além disso, ele entende o que e quando divulgar cada informação para que o problema seja contornado.
Mais do que divulgar uma empresa, o assessor precisa entender os resultados dessa divulgação. O trabalho feito gera mais clientes? Melhora a percepção sobre a marca?
Se sim, ótimo, ele poderá ser acentuado. Caso não, a mensuração de resultados vai permitir entender os problemas e definir uma nova estratégia.
Media training significa treinar os porta-vozes de uma empresa para representar a marca nos veículos de comunicação.
Então, por exemplo, consiste em indicar o melhor tom para determinado assunto e treinar o entrevistado para falar com a imprensa.
Assim, o indivíduo consegue desenvolver melhor suas falas e transmitir a mensagem desejada pelo negócio.
Quando sua empresa precisa de assessor de imprensa, algumas coisas devem ser avaliadas para que a parceria funcione da forma desejada.
Na hora de contratar um assessor de imprensa, vale a pena avaliar o perfil do profissional. Afinal, é importante que ele se identifique com o negócio e tenha facilidade de falar com o público da empresa.
Esse tipo de característica vai facilitar o trabalho do assessor no dia a dia e também na divulgação das informações desejadas.
Além disso, é importante que ele tenha um fácil relacionamento. Assim, será mais simples para ele estabelecer relações sólidas com veículos de imprensa, o que vai favorecer os resultados da assessoria.
Espero que você tenha compreendido porque sua empresa precisa de assessor de imprensa. Se tiver alguma dúvida, entre em contato comigo!
A Publikaí é uma empresa de assessoria de imprensa que atua no relacionamento com a mídia em diversas plataformas. Sua diretora, Ludmila Baldoni atua nesse mercado há mais de 15 anos, promovendo relacionamento, intermediando pautas e conquistado espaço de destaque para os seus clientes.
Se ficou interessado em saber como a assessoria de imprensa pode contribuir para promover o seu negócio entre em conosco.
Depois de explicar porque sua empresa precisa de assessor de imprensa, quero te recomendar a leitura de:
SEO Publika.ai
Comunicativa por natureza ingressou na faculdade de jornalismo ciente do que queria para a sua trajetória profissional e desde então, a assessoria de imprensa se tornou sua grande paixão.
Com mais de quinze anos de experiência, já atuou como consultora em projetos de comunicação, coordenou e liderou equipes de jornalistas, organizou feiras e eventos, gerenciou ações de marketing em todo o país.
Durante seis foi anos foi sócia de uma assessoria de imprensa e recentemente decidiu buscar vôos mais altos e fundou a Publikaí, uma agência que tem como missão encontrar soluções de comunicação através de modelos multissetorias.