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Quais são os agentes da comunicação interna nas empresas?

Você, certamente, conhece a importância dos influenciadores para a difusão de uma marca. O que muitos ainda não se deram conta é de que, muitas vezes, os melhores estão dentro da organização e atuam, diariamente, na construção da credibilidade do negócio. Eles são os principais agentes da comunicação interna nas empresas.

Quando mais uma pessoa se identifica com um propósito, mais o defende, já percebeu? 

Por isso, é tão importante difundir os valores, missão e visão da sua empresa, assim como as metas, entre os colaboradores. A interação humana é uma valiosa estratégia de comunicação interna, capaz de transformar o ambiente de trabalho por fazer dos colaboradores os principais emissores do negócio.

Os chamados “influenciadores internos” constroem redes de comunicação poderosas, tanto dentro quanto fora da empresa. Assim, é fundamental identificar quem são esses agentes, a quem eles influenciam e quais mensagens devem ser priorizadas para compartilhamento.

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Por que dar voz aos influenciadores internos?

sentido maior da comunicação é conectar pessoas, certo? Nisso, precisamos dar sentido às narrativas e, mais ainda, fazer com que os colaboradores sintam-se à vontade para ouvir e serem ouvidos.

A partir daí, surgem os agentes da comunicação interna, aqueles que vão refletir a cultura e missão da empresa, ainda que não tenham, necessariamente, formação em comunicação. 

Estes influenciadores estão em diversas áreas da empresa, representando os olhos e ouvidos da comunicação.

Com o advento dos digital influencers, o agente da comunicação interna evoluiu para influenciadores internos ao ganhar protagonismo nos canais digitais, como redes sociais, fóruns e plataformas de vídeo. Assim, “manipulam” os colegas, multiplicando a abrangência das ações e assuntos que circulam pela organização. 

A importância dos influenciadores está no próprio limite das relações humanas, o que é cientificamente comprovado. Segundo o antropólogo inglês Robin Dunbar, cada indivíduo tem uma rede de amizade composta, em média, por 150 pessoas. O total de tempo investido no relacionamento com elas se divide em 40% com os cinco mais íntimos e 60% com os 15 “melhores amigos”.

Ou seja, sobra pouco para os demais, o que demanda estratégias de alcance. Por isso, o papel dos influenciadores e agentes da comunicação interna se torna tão importante para que o conteúdo se propague e seja uniforme em sua essência.

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Quais são os principais agentes da comunicação interna nas empresas?

A busca por relações organizacionais mais humanizadas não é novidade para ninguém. As empresas vêm estimulando o engajamento ao ouvir e compartilhar ideias com seus colaboradores, estabelecendo propósitos bem definidos. Aos poucos, a comunicação unidirecional, ou seja, aquela na qual o gestor transmite as informações, vai perdendo espaço para a participação efetiva dos funcionários.

Os agentes da comunicação interna mudaram, as relações entre empresas e mercado e empresas e colaboradores também. Por isso, você como gestor deve ficar atento, pois este tipo de estratégia pode fazer toda a diferença para que os trabalhadores entreguem aquilo que se espera deles.

As metas, missões e valores da empresa precisam ser claras e facilmente compreendidas por todos, do público interno ao externo.

Daí, a importância de uma comunicação clara, objetiva e transparente, evitando ruídos que podem gerar pequenas crises.

O gestor ou gestora deve ter consciência de que a satisfação ou descontentamento com a fragilidade da proposta da empresa, invariavelmente, vai ultrapassar os limites da organização por funcionários e parceiros, pois eles também atuam como agentes da comunicação interna.

Mas, afinal, quem são eles? De modo geral, podemos citar:

  • Presidência e alto escalão;
  • Gestores da comunicação;
  • Gestores em geral;
  • Colaboradores (operacional) de todos os níveis.

O responsável pelo setor de comunicação não deve encarar os agentes e influenciadores internos como rivais que podem “roubar” seu posto. Pelo contrário, contar com as duas figuras vai complementar o trabalho do comunicador, uma vez que eles ajustam o conteúdo para que seja compreendido por todos. Basta planejar quais e como eles serão usados.

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Como planejar o uso dos influenciadores internos

Obviamente, o gestor da comunicação não pode ter a ingenuidade de achar que toda informação pode ser passada para frente, mas ele deve ter ciência de que sim, mesmo dados sigilosos podem vazar dentro da operação. A forma como ele vai lidar com cada situação fará toda a diferença.

O comunicador deve focar nas narrativas estratégicas e, a partir daí, difundi-las para os influenciadores internos. Ou seja, trata-se de uma ação que, assim como as outras, demanda planejamento.

Ele precisa identificar todos os pequenos núcleos da organização, ajustar a linguagem para que o receptor consiga compreender cada informação e usar algum tipo de avaliação para verificar se o conteúdo foi compreendido e se atingiu o seu objetivo.

Um dos passos mais importantes para ter sucesso nessa jornada é por meio da criação do Plano de Comunicação Interna.

Inicialmente, o gestor faz um diagnóstico do cenário comunicacional, identificando os agentes internos e o tipo de mensagem que deve ser transmitida. Nisso, também deve definir quais canais serão utilizados.

Vale destacar que a seleção dos influenciadores deve considerar sua participação na difusão da cultura organizacional, bem como a facilidade de relacionamento interpessoal.

Depois, é hora de traçar as estratégias e, enfim, partir para a execução.

O caminho passa também pela formação dos influenciadores, deixando claro as técnicas utilizadas e a dimensão do trabalho que estão fazendo.

Obviamente, deve haver um feedback constante entre influenciadores, agentes e gestores da comunicação, avaliando como a difusão das informações está funcionando e novas formas de trabalhar as narrativas organizacionais.

Antes de identificar quais são os principais agentes da comunicação interna da sua empresa, é fundamental analisar se a cultura organizacional é clara entre os colaboradores. 

Os valores da organização devem ser bem difundidos, de forma que os funcionários se sintam à vontade em aderir e propagar os propósitos da empresa onde trabalham.

Por atuar exclusivamente no segmento de comunicação, a empresa de assessoria de imprensa Publikaí entende que toda informação precisa ser facilmente compreendida pelo receptor, devendo despertar curiosidade para conquistar a mídia espontânea.

Os agentes da comunicação interna colaboram para que este conteúdo seja propagado para amigos, familiares e até potenciais clientes.

Nós podemos ajudar a implementar um trabalho que valorize a comunicação interna na sua empresa. Marque já um bate papo com a nossa equipe.

Depois de entender melhor sobre os agentes da comunicação interna, aproveite e veja aqui:

Quais são os gatilhos mentais mais poderosos para influenciar pessoas?

O que faz um assessor de imprensa?

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Autora

Ludmila Baldoni
Ludmila Baldoni

SEO Publika.ai

Comunicativa por natureza ingressou na faculdade de jornalismo ciente do que queria para a sua trajetória profissional e desde então, a assessoria de imprensa se tornou sua grande paixão.

Com mais de quinze anos de experiência, já atuou como consultora em projetos de comunicação, coordenou e liderou equipes de jornalistas, organizou feiras e eventos, gerenciou ações de marketing em todo o país.

Durante seis foi anos foi sócia de uma assessoria de imprensa e recentemente decidiu buscar vôos mais altos e fundou a Publikaí, uma agência que tem como missão encontrar soluções de comunicação através de modelos multissetorias.

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