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O que é press kit? Para que serve? Por que fazer um?

Nomeado de kit de imprensa por ser originalmente enviado para jornalistas e funcionários dos veículos de comunicação, o press kit é um recurso utilizado por empresas para divulgar suas novidades ou contatos.

Mais do que uma apresentação, trata-se de um cartão de negócios multimídia que, quando bem elaborado, pode oferecer um ótimo custo-benefício.

O press kit é elaborado com o propósito de apresentar algo, de modo que a pessoa que o recebe consiga testar, usar, mexer e analisar todos os ângulos, por isso, ele acaba sendo usual para o envio de convites, livros e produtos físicos. 

Hoje, o press kit também é a maneira mais comum de criar um relacionamento com influenciadores digitais e trocar audiência entre a sua empresa e os seguidores de determinada pessoa. Mas é claro que isso só funciona se houver sinergia entre os públicos.

Se você não sabe o que é press kit, continue a leitura que vou explicar como funciona e como preparar esse material que faz parte da rotina de uma empresa de assessoria de imprensa.

Entenda aqui o que faz um assessor de imprensa.

Para que serve o press kit?

Esse material tem como função anunciar as principais informações sobre uma inovação ou inauguração de empresa a jornalistas ou a influenciadores que possam publicar a respeito, gerando exposição espontânea e positiva sobre a marca.

A novidade pode ser a adição de um produto ao catálogo, campanha ou ação social recente, a fusão entre marcas ou eventos importantes.

Contar com um profissional de Relações Públicas ou uma assessoria de imprensa para elaborar o seu press kit é primordial para que seja dado o foco jornalístico ao material, deixando ele atraente para os jornalistas.

O foco em notícia é o traço que diferencia o press kit do mídia kit.

Enquanto o último reúne dados, estatísticas e informações históricas da empresa ao longo do tempo, o press kit dedica-se a comunicar um único acontecimento ou lançamento realizado.

Como é um press kit na prática?

Como o nome indica, o press kit é formado por alguns elementos. Um deles é o press release, texto sucinto dedicado a fornecer os principais fatos e informações sobre a organização, serviço, produto ou evento em questão.

Em adição ao texto, o press kit costuma conter amostras e objetos personalizados que representem a novidade anunciada.

Tais materiais podem ser brindes, o produto lançado, cupons ou vouchers que permitam ao destinatário usufruir do serviço ou ainda itens que capturem a mensagem que a empresa deseja transmitir sobre si mesma.

O que é press kit digital?

O press kit também pode assumir um formato completamente digital e ser publicado no site da organização.

Assim, qualquer jornalista, blogueiro, possível investidor ou parceiro, por exemplo, pode encontrar facilmente todas as informações necessárias para conhecer a marca e produzir conteúdo sobre ela.

A vantagem do formato virtual está na facilidade em modificar, corrigir, atualizar e compartilhar o press kit em tempo real.

Quem deve receber o press kit?

O kit de imprensa, geralmente, é produzido por empresas que oferecem soluções de assessoria de imprensa, como é o caso aqui da Publikaí.

Desenvolvemos o material visando um grupo específico de pessoas influentes e formadores de opinião capazes de agregar valor à empresa assessorada ao fazer avaliações e publicações acerca do press kit recebido.

O kit é personalizado a fim de que a individualidade cative cada um que o recebe, incentivando-os a mencioná-lo no veículo de comunicação ou rede social em que atua.

Os escolhidos para receber o kit são jornalistas, repórteres, redatores e, principalmente, influenciadores digitais cuja audiência é compatível com o perfil de potenciais clientes da empresa.

Dessa forma, se uma marca de produtos fitness almeja trazer visibilidade para seu novo suco detox, ela pode enviar um press kit a respeito para um colunista que escreve sobre hábitos saudáveis ou para uma celebridade relevante no mundo fitness.

Se você não sabe por onde começar a desenvolver um press kit, aproveite o ícone do WhatsApp que aparece aqui na página e me chama, vamos bater um papo.

Como elaborar um press kit eficiente?

A fim de aproveitar a exposição gerada pelo kit de imprensa, é necessário planejá-lo conforme os objetivos de marketing da empresa.

Para ajudar você nesse processo, vou compartilhar algumas dicas valiosas sobre como fazer um press kit.

Estabeleça o objetivo do press kit

A formatação e conteúdo do kit devem ser pautados a partir do tipo de novidade anunciada.

Dessa forma, se o objetivo é lançar um produto, o ideal é focar na descrição de seus detalhes, como comprá-lo e inserir uma amostra grátis, no caso de um kit físico.

Distribua-o para as pessoas certas

O público alvo da organização é o aspecto norteador para a escolha dos jornalistas e influencers que receberão o kit.

Para direcionar seus esforços às pessoas corretas, conduza pesquisas sobre os canais de notícias acompanhados e personalidade admiradas pelos potenciais compradores do seu produto.

Se a empresa possuir seu próprio mailing de imprensa, a tarefa de eleger os destinatários do kit torna-se quase automática. Isso porque uma lista de contatos úteis apresenta um apanhado dos profissionais que produzem conteúdo sobre o nicho em que a organização atua.

Veja aqui uma lista de gatilhos mentais ideais para influenciar pessoas.

Seja criativo acima de tudo

Assim como a caixa de entrada de jornalistas é frequentemente bombardeada por sugestões de pautas, os profissionais da mídia, como os influenciadores digitais, estão acostumados a receber vários e-mails por dia..

Apostar na criatividade é a saída para que seu press kit não seja mais um “recebido” em meio a tantos outros.

Optar pelo caminho criativo implica abrir mão da prática de enviar brindes genéricos sem personalidade, que servem para qualquer ocasião e qualquer pessoa. 

No lugar disso, deve-se investir na escrita de um press release e na seleção de itens que representem a empresa e sua mensagem de forma inovadora.

Por atuar exclusivamente no segmento de comunicação, a empresa de assessoria de imprensa Publikaí entende que toda informação precisa ser facilmente compreendida pelo receptor, devendo despertar curiosidade para conquistar a mídia espontânea.

Nesse sentido, sempre atuamos para ampliar a visibilidade da marca pela imprensa.

Com mais de 15 anos de atuação no mercado de assessoria de imprensa, Ludmila Baldoni fundou a Publikaí para fornecer qualidade para as empresas assessoradas por meio de um forte relacionamento com jornalistas dos veículos digitais e offline.

Se você já entende o que é press kit, mas não consegue a visibilidade que a sua empresa merece, está na hora de marcar um bate papo com a nossa equipe aqui da Publikaí. Vamos virar esse jogo!

Depois de entender aqui o que é press kit, aproveite para ler também:

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Autora

Ludmila Baldoni
Ludmila Baldoni

SEO Publika.ai

Comunicativa por natureza ingressou na faculdade de jornalismo ciente do que queria para a sua trajetória profissional e desde então, a assessoria de imprensa se tornou sua grande paixão.

Com mais de quinze anos de experiência, já atuou como consultora em projetos de comunicação, coordenou e liderou equipes de jornalistas, organizou feiras e eventos, gerenciou ações de marketing em todo o país.

Durante seis foi anos foi sócia de uma assessoria de imprensa e recentemente decidiu buscar vôos mais altos e fundou a Publikaí, uma agência que tem como missão encontrar soluções de comunicação através de modelos multissetorias.

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