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O que é pauta jornalística? Sua empresa precisa dela?

O que é pauta jornalística

Toda profissão exige planejamento como uma etapa que precede a conclusão do trabalho. Assim como um chef monta um cardápio e combina sabores antes de realmente preparar os pratos e o estilista desenha as peças antes da produção, com o jornalista é igual e antes da matéria ser exibida, ele define o foco da reportagem e faz um levantamento das informações e das fontes que serão entrevistadas. Esta etapa é conhecida como pauta jornalística.

De maneira geral, a pauta jornalística é o planejamento de conteúdo da reportagem, independente do veículo de comunicação que a publicará (rádio, TV, mídia impressa, online etc) e serve como guia para o jornalista e a toda a equipe envolvida na produção do material final.  

Vale lembrar que a pauta antecede a reportagem em si. Ela vem antes mesmo do roteiro. É o “esqueleto” que pode despertar o desejo em elaborar uma matéria. E esse desejo muitas vezes é despertado por uma empresa de assessoria de imprensa que conseguiu mostrar que determinado fato merece virar notícia na imprensa.

Leia também: Como funciona uma assessoria de imprensa?

Neste artigo vamos explicar em detalhes o que é pauta jornalística e a sua importância. Continue lendo!

Componentes da pauta jornalística

Este material que precede o trabalho do jornalista precisa ser bem elaborado, afinal, nem sempre quem a escreve será exatamente quem irá de fato realizar a matéria ou reportagem. No caso das assessorias de imprensa, este material é fundamental para mostrar aos jornalistas que produzirão o material final, a importância de determinado tema, quem são os profissionais indicados para abordá-lo, os locais indicados para a a gravação, entre outros detalhes.  

A pauta jornalística, geralmente, é composta por informações que são essenciais para o desenvolvimento da entrevista, como números, dados e todo o histórico da situação.

Matéria

Neste tópico, a pauta jornalística vai ganhando forma. Por exemplo, se for uma matéria para a TV, o local de gravação e os entrevistados precisam estar detalhados neste momento. Se for impressa em revista, o jornalista terá uma ideia inicial do espaço que será disponibilizado e quais fotos devem ser captadas para ilustração.

Aqui, encontram-se detalhes para a realização da matéria:

  • A abordagem, o ponto de vista que será levado em consideração, a depender das características do veículo de comunicação;
  • O material que será utilizado;
  • Outras observações importantes para o desenvolvimento da reportagem.

Entenda aqui o que é publieditorial.

Fontes

As fontes são as pessoas, grupos, empresas, instituições e outras pessoas que poderão dar as informações necessárias para a reportagem. Em um caso criminal, por exemplo, geralmente recorre-se a testemunhas e outras pessoas envolvidas e à polícia local para conseguir dados para uma matéria.

Vale lembrar de que é necessário buscar fontes confiáveis e relevantes e, se possível, que reflitam os dois lados de uma mesma questão, para que seja construída uma narrativa mais isenta possível.

Aqui também é necessária uma introdução sobre os entrevistados (quem são, qual sua relação com o fato, informações importantes sobre eles etc.) e as formas de contato (endereço, telefone, e-mail).

Possíveis perguntas

A partir das informações conseguidas com antecedência, a pauta jornalística pode indicar algumas questões importantes para serem esclarecidas. Estas perguntas ajudam o jornalista a se aprofundar no assunto e desenvolver uma reportagem completa.

Não se pode esquecer do básico do jornalismo: abordar o quê, quem, como, quando, onde e por quê.

Ao elaborar as perguntas é preciso ter foco no interesse do público final que vai receber o conteúdo.

Se você está elaborando uma pauta para atrair a atenção do jornalista para a sua empresa, é preciso completar estas informações para que ele tenha uma noção clara e avalie se vale ou não abordar o tema de maneira informativa e não apenas fazendo uma propaganda do seu negócio. 

Ao atuar por vários anos como assessoria de imprensa, nós conseguimos transformar as novidades da sua empresa em notícia. 

Quais são os principais tipos de pauta jornalística?

A depender do formato da matéria jornalística, muda-se o tipo de pauta que deverá ser elaborada.

De maneira resumida, existem dois tipos: o fato pontual e a pauta investigativa.

Fato pontual

Uma matéria que é desenvolvida a partir de um acontecimento e que não permite muito planejamento.

Acidentes, fenômenos da natureza e outros eventos acontecem e exigem destreza e agilidade do jornalista em questão. Ele precisa unir seu material mais rapidamente, entrevistar fontes e registrar os acontecimentos.

Neste caso, não é possível elaborar uma pauta muito detalhada, já que as coisas serão mais improvisadas.. E aqui, a atuação do assessor de imprensa faz toda a diferença para a sua empresa, já que ele atuará em conjunto com o jornalista auxiliando e fornecendo conteúdo. 

Pauta investigativa

Apesar do nome relacionado a investigação, trata-se simplesmente de uma pauta elaborada para tratar de um assunto mais profundamente. Os componentes citados servem da mesma maneira, mas o trabalho é mais calculado e não exige a mesma pressa, mas precisa ser bem trabalhado.

Este tipo de pauta é elaborada para grandes reportagens, independente do tipo de veículo, e terá várias fontes para construir a narrativa.

Qual é a importância da pauta?

Acima eu expliquei a você em detalhes o que é uma pauta jornalística, já que ela funciona como uma bússola para o trabalho da imprensa. Ela é fundamental na organização do trabalho e para a condução de uma notícia, matéria, vídeo ou entrevista, etc.

Sem ela, o jornalista não terá uma linha de raciocínio na matéria, não terá noção das tarefas que precisa cumprir para concluir a reportagem e não saberá por onde começar e nem o objetivo de uma investigação. 

Além de tudo isso, a pauta ajuda a prever possíveis obstáculos, esmiuçar possibilidades e evitar situações de improviso.

Pauta jornalística para empresas

Do outro lado do balcão, os profissionais de Relações Públicas ou de assessoria de imprensa utilizam os releases, um tipo de pauta, para atrair a atenção das redações.

Eles usam esse formato para divulgar aquisições, mudanças ou novidades que a empresa está lançando. Veja aqui os diversos tipos de releases profissionais e inspire-se.

Se você tem feito todo esse trabalho e a sua empresa não consegue a visibilidade que merece, está na hora de marcar um bate papo com a nossa equipe aqui da Publikaí.

Depois de entender o que é pauta jornalística, leia também:

Como usar os gatilhos mentais para influenciar pessoas?

Quais são os principais problemas de comunicação dentro das empresas?

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Autora

Ludmila Baldoni
Ludmila Baldoni

SEO Publika.ai

Comunicativa por natureza ingressou na faculdade de jornalismo ciente do que queria para a sua trajetória profissional e desde então, a assessoria de imprensa se tornou sua grande paixão.

Com mais de quinze anos de experiência, já atuou como consultora em projetos de comunicação, coordenou e liderou equipes de jornalistas, organizou feiras e eventos, gerenciou ações de marketing em todo o país.

Durante seis foi anos foi sócia de uma assessoria de imprensa e recentemente decidiu buscar vôos mais altos e fundou a Publikaí, uma agência que tem como missão encontrar soluções de comunicação através de modelos multissetorias.

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